FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultura portuguesa recebeu 7 mil milhões nos últimos cinco anos

Nos últimos cinco anos, foram investidos mais de sete mil milhões de euros na agricultura portuguesa, permitindo que este setor, em tempos de crise e de recessão, tenha crescido e chegado a novos mercados.

Quem o diz é o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que explicou, em entrevista à agência Lusa, como a agricultura portuguesa, "em tempos muito difíceis, em tempos de crise, em tempos de recessão, em tempos de desemprego, teve uma evolução rigorosamente ao contrário" e reocupou o seu lugar, tornando-se novamente importante para os agricultores e para o país.

O programa europeu que apoiou os investimentos agrícolas no período 2007-2014, o PRODER, está neste momento "completamente esgotado" e permitiu que nos últimos cinco anos "se investissem mais de sete mil milhões de euros na agricultura portuguesa, apesar do arranque difícil".

"Às vezes, tendo programas maus de raiz obtêm-se bons resultados", disse João Machado a propósito do PRODER, "um programa horrível, que teve todas as organizações de produtores contra", mas cujas regras foram sendo progressivamente modificadas, chegando aos 97% de execução em 2015, quase um ano antes do fecho definitivo das contas.
Com o seu sucessor, PDR2020, já a ser executado, a transição entre os dois programas de desenvolvimento rural está a ser feita com alguns "sobressaltos" inevitáveis, mas que não travaram a continuidade do investimento.

Fonte: Jornal de Negócios.