FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultura Mundial terá crescimento de 1% ao ano nos próximos 20 anos

Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group, recentemente publicado, tenta fazer uma perspetiva do que vai ser a Agricultura nos próximos 15 a 20 anos. Assim, para satisfazer a crescente procura de produtos alimentares, devido ao aumento populacional, a produção agrícola deve crescer a um ritmo de 1% ao ano.

Este aumento de produção vai ficar a dever-se, sobretudo, ao aumento das produtividades médias por hectare e ao pouco aumento da área cultivada. Contudo, o aumento da área cerealífera a nível mundial deve crescer 2% a 4%.

A América do Norte e do Sul deve aumentar as suas exportações para a Ásia (principalmente para a China). Nos países da Europa Ocidental, uma estagnação da produção vai provocar uma balança comercial negativa. Na Europa de Leste é previsível um aumento considerável das exportações de cereais e oleaginosas, apesar desta previsão estar condicionada à situação política na Ucrânia.

Em termos gerais e apesar dos baixos preços que ultimamente se têm registado, o milho e a soja, os próximos 15 anos, devem vir a ser muito bons para o setor agrícola.

Poderá ser a época de ouro da agricultura de precisão, que será decididamente o fator que vai contribuir para um aumento considerável das produtividades.

Ler aqui.