Agricultura de Precisão em discussão em Viana do Castelo

Começou hoje na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) as Jornadas Ibéricas de Agricultura de Precisão.

agricultura de precisao

O evento, que decorre até amanhã, sábado, irá debater a evolução dos setores tecnológicos da produção e prestação de serviços no setor agrícola.

Marcam presença na iniciativa especialistas de Portugal e Espanha, instituições de investigações e empresas, que irão permitir ao público conhecer a visão atual do setor da Agricultura de Precisão.

As Jornadas «assumem-se como encontro técnico-científico que se dirige a produtores, técnicos das associações e outras organizações do setor agrícola, técnicos das empresas, estudantes do Ensino profissional e superior na área das ciências da terra e agronomia; técnicos da administração central, regional e local», informa a organização.

«Os avanços e as potencialidades da Agricultura de Precisão justificam a identificação, a discussão e as propostas de ação necessárias para ultrapassar os desafios de rentabilidade das explorações, a qualidade de vida das pessoas e a proteção do ambiente», sustentam os organizadores.

As Jornadas Ibéricas de Agricultura de Precisão pretendem «apresentar e divulgar os avanços nas técnicas e os desafios da adoção e aplicação das tecnologias e equipamentos; partilhar experiências entre os diferentes utilizadores das tecnologias de agricultura de precisão nos diferentes âmbitos da produção agronómica. discutir e realizar propostas para uma maior adoção, otimizar os meios disponíveis e necessário bem como, maximizar os respetivos impactes esperados na região do Entre Douro e Minho».