FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultura contribui com 23% do PIB de Moçambique

blackmambaA agricultura tem um peso importante na economia de Moçambique: contribui com cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega, aproximadamente, 80% da população economicamente ativa do país, segundo dados do Ministério da Agricultura (Minag). A estrutura agrária em Moçambique é dominada por pequenas explorações, representando 99% dos cerca de 3,9 milhões de pequenas e médias propriedades rurais ligadas à agricultura familiar. Mais de 90% da produção de alimentos provêm dessas pequenas e médias propriedades rurais.

Daniel Ângelo Clemente, secretário permanente do Minag, disse que a área média por exploração é de cerca de 1,4 hectares. São esses pequenos agricultores que o governo quer ver integrados no ProSavana, programa de cooperação técnica para desenvolver a agricultura nas savanas tropicais moçambicanas. Um plano diretor, em fase final de revisão, vai dizer qual será o modelo mais indicado de integração desses pequenos agricultores ao programa, disse Clemente.

Segundo ele, embora a contribuição média da agricultura para o PIB tenha diminuído nos últimos anos isso não significa, necessariamente, uma transformação estrutural do setor económico moçambicano. “Deve-se [esse movimento] sobretudo à entrada em funcionamento de mega-projetos como a Mozal [produção de alumina], o gás de Pande e Temane e as areias pesadas de Moma”, afirmou.

Ainda segundo ele, as principais culturas agrícolas são milho e arroz, amendoim, feijão e mandioca. Na atual campanha, a produção esperada é de 2,5 milhões de toneladas de cereais (milho e arroz) e 602 mil toneladas de leguminosas.

Fonte: Valor Econômico (via Cenário MT)