Agricultores lesados pelos javalis manifestam-se em Lisboa

Os agricultores da região centro reúnem-se esta tarde em frente ao Ministério da Agricultura, em Lisboa, para exigir indemnizações pelos prejuízos causados pelas “populações descontroladas” de javalis e outros animais selvagens.

javalina

Texto: Ana Catarina Monteiro

São esperadas cerca de 200 pessoas na manifestação dos agricultores agendada para esta tarde, de acordo com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), citada pela agência Lusa.

“A situação está descontrolada. Os javalis estão a provocar prejuízos à agricultura familiar e, em muitos casos, a levar os agricultores a desistirem [da produção]”, disse João Dinis, dirigente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em declarações à Lusa.

Apesar de reconhecer que os animais precisam de alimento, o dirigente notou que cabe ao Governo "indemnizar os agricultores", acrescentando que estas populações são ainda responsáveis por "graves acidentes rodoviários".

João Dinis sublinhou que estas preocupações já foram apresentadas ao ministério tutelado por Capoulas Santos, porém, lamentou que, inicialmente, tenham sido recebidas com um tom "critico e quase trocista".

Em abril, o Governo determinou a elaboração de um estudo, pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), sobre a população de javalis em Portugal. Este estudo destina-se a determinar a dimensão e impacto de “um alegado aumento” da população de javalis e os prejuízos decorrentes. Adicionalmente, caso se justifique, o ICNF vai elaborar um plano de medidas para controlar a população de javalis.