FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultores do Alentejo e transformadoras doam trigo, farinha e massa ao Banco Alimentar Contra a Fome

Os Cereais do Alentejo, a Germen e a Cerealis acabam de entregar à Rede de Emergência Alimentar, promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome, quatro toneladas de farinha e uma tonelada de massa produzidas a partir de trigo do Alentejo.

Fileira dos cereais banco alimentar contra a fome

Esta ação solidária – encabeçada pela Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) – envolveu agricultores da região e o setor da transformação de cereais no combate à fome de quem perdeu recursos económicos e financeiros em tempo de pandemia.

«Apesar dos desafios que o setor agrícola enfrenta, não podíamos ficar indiferentes à crise provocada pela Covid-19, por isso, unimos a fileira dos cereais para garantir que não faltam alimentos básicos de produção nacional na mesa dos portugueses», explica José Pereira Palha, Presidente da ANPOC.

As cinco toneladas de alimentos doadas são fruto de um esforço conjunto dos agricultores e produtores do Alentejo, que ofereceram o trigo; da Germen, que o transformou em farinha, e da Cerealis, que ficou responsável pela produção da massa.

Segundo José Pereira Palha, «a adesão dos agricultores e produtores do Alentejo e das transformadoras a esta iniciativa foi imediata e só mostra que a agricultura portuguesa continua a contribuir para o desenvolvimento económico nacional, mas também a promover a solidariedade».

Com esta doação, os Cereais do Alentejo, a Germen e a Cerealis garantem a distribuição de massa e farinha de origem nacional a centenas de famílias carenciadas em todo o País. «Vivemos um tempo inédito, que nos obriga a ser inovadores na procura de soluções para combater a fome. Os agricultores e as transformadoras portugueses sempre nos ajudaram, mas estando também eles a enfrentar desafios, só podemos reforçar o nosso agradecimento por esta doação de trigo transformado em farinha e massa», salienta Isabel Jonet, Presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

As cinco toneladas de alimento foram entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa, na presença de José Maria Rasquilha, Vice-Presidente da ANPOC, em representação da fileira dos cereais.