FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultora Portuguesa defende liberdade de escolha para cultivar transgénicos em cerimónia internacional

A agricultora portuguesa Maria Gabriela Cruz participou numa mesa redonda realizada em De Moines (EUA) e subordinada ao tema “The Next Green Revolution: How Farmers Will Feed A Warmer World”, tendo explicado os motivos pelos quais considera essencial a liberdade de escolha dos agricultores europeus pela utilização de variedades vegetais transgénicas, liberdade essa que continua a ser vedada pelas políticas da União Europeia contra os pareceres positivos da comunidade científica internacional.

As alterações climáticas estão a colocar grandes desafios aos agricultores em todo o mundo – mais secas, inundações calor extremo, novas pragas. Neste evento, transmitido em directo via web, outros quatro agricultores de várias partes do mundo explicaram como estão à procura de novas tecnologias agrícolas e práticas de gestão da exploração agrícola para melhorar a capacidade de resistência e confiabilidade das suas explorações no futuro.

Este evento ocorreu integrado no “The World Food Prize 2013″, importante prémio internacional que reconhece – sem distinção de raça, religião, nacionalidade ou convicções políticas – as realizações de indivíduos que têm contribuído para o desenvolvimento humano, melhorando a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo.

O prémio reconhece as contribuições em qualquer campo relacionado com o abastecimento de alimentos – ciência e tecnologia agrícola e alimentar, transformação, marketing, nutrição, economia, redução da pobreza, liderança política e ciências sociais.

Recorde-se que o Dia Mundial da Alimentação se celebra a 16 de Outubro.

Fonte:  CiB e WFP (via Agroportal)