FacebookRSS feed

Agrotec

APROLEP reforça o agravamento da crise dos produtores de leite

A APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal afirma está em risco o abastecimento regular de leite fresco de origem local aos consumidores, devido ao aumento dos custos de produção do leite, sem o correspondente aumento do preço de leite aos produtores, e alerta «os produtores estão a chegar a um desespero que não poderemos mais controlar».

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal, tem vindo ao longo do ano a denunciar os sucessivos aumentos dos custos de produção sem correspondente aumento do preço de leite aos produtores, mas continuamos sem resposta por parte da indústria privada e cooperativa, das empresas de distribuição e do Governo. 

«Anunciam-se novos aumentos dos custos da ração, da energia, dos adubos, de tudo o que temos de comprar para alimentar os animais e cultivar a terra. Os produtores estão a chegar a um desespero que não poderemos mais controlar. As sucessivas manifestações organizadas por associações e por grupos de produtores de forma espontânea são um reflexo dessa revolta que deve motivar uma reflexão urgente de todos os responsáveis. », emitiu a direcção.

Nesse sentido, a APROLEP solicitou com carácter de urgência reuniões com as associações representativas da indústria e da distribuição. 

Jorge Oliveira, presidente da APROLEP lançou o apelo: «Aproximamo-nos de um ponto de rotura. Não havendo dinheiro para pagar aos fornecedores não haverá comida para os animais. Está em causa a sobrevivência dos produtores, funcionários e das suas famílias e de todas as empresas e cooperativas que fornecem os produtos e serviços necessários.  Está em risco o abastecimento regular de leite fresco de origem local aos consumidores. Estão à espera que os produtores vão à falência arrastando consigo toda a cadeia de produção? Querem que os portugueses passem a consumir produtos lácteos importados e leite em pó recombinado com água?»

A APROLEP compreende o desespero e a revolta dos produtores face à ausência de respostas concretas. «Estamos solidários com todos os produtores de leite que fornecem cooperativas ou compradores privados. Lamentamos que até hoje os nossos apelos ao diálogo entre Produção, Indústria e Distribuição, moderados pelo Governo, tenham sido ignorados..», frisa.