ADVID participa no VInCI, o mais recente projeto europeu
O setor vitivinícola do espaço SUDOE (Espanha, França, Portugal) é confrontado com uma forte volatilidade dos rendimentos anuais e com uma concorrência acrescida, na conquista dos mercados internacionais. O projeto VInCI- Vinho, Inovação e Competitividade Internacional, do Programa Interreg SUDOE surge, para ajudar a fileira vitivinícola a melhor antecipar as previsões das produções e a optimizar a selecção dos mercados de exportação.
O projeto VINCI capacitará as empresas do sector do vinho com informação mais precisa, o que lhes permitirá num cenário de alterações climáticas e crescente concorrência internacional, desenvolver planos de acção de negócios mais úteis e adequados à realidade.
Parceiros
Com data de início a 1 de outubro de 2019 e término previsto para 30 de setembro de 2022, o VINCI tem como parceiros:
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Universidade de Bordéus
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Fruition Sciences
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Toulouse School of Economics
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Bordeaux Aquitaine INNO`VIN
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Universidade de Zaragoça
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RemOT Technologies
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Aragón Exterior
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Universidade de Castilla la Mancha
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Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
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Instituto dos Vinhos do Douro e Porto
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Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense
Tem ainda dez parceiros associados, dos quais a Wine & Soul Lda., em Portugal.
O VInCI irá desenvolver ferramentas inovadoras e interligadas, que serão postas à disposição dos profissionais numa plataforma web e num aplicativo de smartphone: uma ferramenta de previsão de produção ao nível da parcela e da Denominação de Origem Protegida (DOP) e uma ferramenta de ajuda à exportação, através da análise dos mercados estrangeiros.
Combinando dados de oferta (produção esperada) e procura, fornecerá informação sobre as quantidades, os preços e os destinos mais pertinentes das exportações. Baseia-se em modelos de comércio internacional que permitem estimar o potencial de mercado dos países importadores para cada região do SUDOE, através de factores como: nível de rendimento, taxas de câmbio e todo um conjunto de variáveis macro e microeconómicas, tais como as preferências dos consumidores (incluindo diferenças culturais e genéticas das populações), elasticidades procura-preço, entre outros.
Poderá acompanhar a evolução das atividades do projeto através da sua página web.