FacebookRSS feed

Agrotec

ADVID participa no projeto INFRAVINI

ADVID participa em projeto para desenvolvimento de plataforma de apoio à gestão das alterações climáticas na vinha.

ADVID

A participação da ADVID no projecto INFRAVINI - Infraestrutura de Dados Espaciais para a Gestão das alterações Climáticas na Vinha - tem como objetivo principal apoiar o setor vitivinícola naquele que é o seu maior desafio: a adaptação às mudanças no clima.

Face às alterações climáticas, melhorar a gestão da vinha e monitorizar a produção é essencial para que a indústria vitivinícola europeia se torne mais resiliente. Para o efeito, o INFRAVINI irá compilar e disponibilizar informação climática e agronómica, através de uma plataforma, a todos aqueles cuja atividade é afetada com esta temática.

Atualmente em fase de desenvolvimento, será uma ferramenta fundamental para a escolha de práticas mais eficazes no setor. A fim de testar a sua eficiência, o INFRAVINI prevê o desenvolvimento experimental de um protótipo desta plataforma, que será realizado na Região Demarcada do Douro, bem como ações de divulgação e participação em eventos nas áreas das Alterações Climáticas, Agrícola e TIC, dos quais são exemplo o workshop Clim4Vitis e Congresso da Física 2020, já decorridos, bem como as Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais e o Evento AGROIN, a decorrer em outubro, onde o projeto irá ser apresentado.

Este é um projeto SI I& DT em copromoção, financiado pelo NORTE2020, do qual a Geodouro é o promotor principal e cujos parceiros são a ADVID, o INESC TEC e a UTAD. A implementação do projeto INFRAVINI teve início a 1 de julho de 2019 e terá o seu término a 30 de junho de 2021.