FacebookRSS feed

Agrotec

ADPM abre candidaturas para o projeto Agricultura para o Futuro

A Associação de Defesa do Património de Mértola continua a promover a instalação de árvores e plantas, junto de agricultores da região do Alentejo, incentivando a adoção de sistemas agroflorestais de elevado valor.

 

Texto: Sofia Monteiro Cardoso

Dando continuidade a um trabalho iniciado em 2016, no âmbito do Projeto Agricultura para o Futuro - Programa ACCOR para Portugal, em 2018/2019 existiu a instalação de 3000 árvores e plantas. Apesar de a previsão do ano passado se registar em 5000 árvores, continua a ser registado um valor positivo de adesão.

O objetivo é dar continuidade ao trabalho agora em 2019/2020. Tratando-se de um projeto muito direcionado para os agricultores jovens, é algo que promove não só a economia local, mas também os recursos. Os recursos agroflorestais, oferecidos pelo projeto em voga, são produzidos e tratados em modo de produção biológica e sustentável.

Pretende-se agora apoiar a instalação de plantas, valorizando o sistema Montado de Quercus spp de folha perene, numa nova colaboração com os agricultores da região do Alentejo, em prol do desenvolvimento agroflorestal.

As candidaturas devem ser enviadas até 15 de setembro para ambiente@adpm.pt