FacebookRSS feed

Agrotec

ACOS implementa novo serviço de comercialização internacional de ovinos

A ACOS criou recentemente o Serviço de Comercialização de Ovinos, cuja apresentação formal decorrerá no dia 20 de setembro, nas instalações da ACOS, em Beja.

ovinos

O novo serviço é desenvolvido em parceria com a OVIPOR - uma cooperativa espanhola do setor agropecuário, inserida num grupo mais alargado de cooperativas da região extremenha e andaluza, o EA Group, entidade com quem a ACOS já mantém, no setor da lã, uma parceria há 4 anos.

Esta plataforma comercial tem como objetivo «organizar e desenvolver a ovinicultura do sudoeste peninsular, promovendo a evolução técnica e sanitária das explorações em perfeita harmonia com o meio onde se inserem e estabelecer preços à produção de forma objetiva com base nas cotações definidas semanalmente em bolsa», informa a ACOS.

Este Serviço Comercial de Ovinos pressupõe o cumprimento de um conjunto de normas estabelecidas com base nas necessidades dos produtores e nas exigências de mercado, visando garantir uma maior competitividade e segurança no escoamento dos animais.

De acordo com a Direção da ACOS, «o sucesso desta plataforma comercial só poderá ser alcançado através de uma atuação consertada entre os produtores e de um elevado sentido de compromisso para com este projeto conjunto. Só assim será possível elevar o patamar de qualidade da nossa produção e ganhar poder negocial. Além do cumprimento das exigentes normas sanitárias, o processo implica algumas melhorias técnicas na produção dos animais de forma a alcançar um padrão de qualidade e homogeneidade da carne de borrego».

«Acrescentar valor, reduzir custos de produção, aumentar a qualidade, garantir a segurança alimentar dos consumidores e promover o consumo desta carne de qualidade superior, com características únicas, que é a de borrego, são algumas das metas, cujo objetivo último é permitir a viabilidade económica das explorações de ovinos e a sua permanência nos territórios em que estão inseridas, onde tão importante papel social, ambiental e económico desempenham».

O protocolo de colaboração entre estas organizações terá um período experimental de um ano, após o qual será avaliado e, se necessário, melhorado.

A ACOS tem como objetivos, a médio prazo, a criação de uma unidade de concentração e acabamento de borregos em território nacional e alargar o projetos à comercialização de outras espécies animais, nomeadamente a caprinos, bovinos e suínos.

Este projeto vai ao encontro das diretrizes europeias resultantes do ‘Fórum da Carne de Ovino da União Europeia’, no que respeita à produção e comercialização do setor ovino.

Entre outras medidas, encoraja-se a criação de denominações que cubram várias regiões com características semelhantes, como forma de contribuir para a resolução dos problemas sociais, ambientais e económicos das zonas periféricas.