FacebookRSS feed

Agrotec

Academia do Vinho Verde promove sessões de formação dedicadas ao tema Intervenções em Verde

A CVRVV promove três sessões de formação dedicadas ao tema “Intervenções em Verde” com o objectivo de melhorar a qualidade da uva e sua sanidade na vindima, com uma componente teórica e prática na vinha.

Vinho verde

Os cursos gratuitos realizam-se em Monção, dia 19 de junho; em Lousada, dia 3 de julho e em Amarante, no dia 14 de julho.

Por intervenções em verde designa-se um conjunto de operações efectuadas à videira durante o ciclo vegetativo, com o objectivo de proporcionar boas condições de crescimento e maturação dos cachos, permitindo uma equilibrada distribuição das reservas, um melhor arejamento e exposição das folhas e dos cachos, para além de facilitar a passagem das máquinas, possibilitando assim uma penetração mais eficaz dos produtos fitossanitários durante os tratamentos. Destas operações destacam-se o desladroamento, a orientação da vegetação, a desponta ou poda verde, a desfolha e a monda de cachos.

Formação em Princípios de Viticultura

Nos dias 9 e 10 de julho decorre o curso sobre Princípios de Viticultura realizado pela Academia do Vinho Verde em parceria com a escola Superior de Hotelaria e Turismo.

A formação tem como principais objectivos compreender as especificidades da instalação da vinha e sistema de condução na Região dos Vinhos Verdes, avaliar a aplicabilidade de tratamentos fitossanitários e intervenções em verde, assim como reconhecer a importância do controlo de maturação (pré-vindima) à vindima.

As inscrições já estão disponíveis.