FacebookRSS feed

Agrotec

A telemática ao serviço da agricultura digital

De que forma a Localização e Gestão de Frotas através de GPS pode ajudar empresas a operar no setor agrícola.

A digitalização da agricultura é um tema largamente discutido pelos vários agentes do setor agrícola há vários anos e é por muitos apontada como um vetor de crescimento e como a resposta aos desafios que se colocam ao setor agrícola.

Aplicações agrícolas de precisão baseadas em GPS têm sido utilizadas para a preparação de explorações agrícolas, mapeamento de regiões, amostragem de solos, orientação de tratores entre ouras funcionalidades.

Hoje vamos abordar de que forma a localização e gestão de viaturas através de GPS aplicada a tratores e outras máquinas agrícolas, pode desempenhar um papel e ajudar a tornar as empresas deste setor mais competitivas.

Localização GPS para o setor agrícola. Como pode ajudar?

A vasta quantidade de terras e máquinas utilizadas na agricultura pode tornar difícil para os gestores manter o controlo de todos os veículos e ativos agrícolas. Máquinas e ativos perdidos têm um custo enorme para uma indústria que já enfrenta condições voláteis e riscos que vão além do controlo humano.

A localização e gestão através de GPS de frotas agrícolas vai muito além da simples localização no mapa, uma vez que permite ao gestor agrícola ter visibilidade sobre a atividade das equipas no campo, sem ter que estar necessariamente presente nas explorações agrícolas, podendo ajudar a tornar máquinas agrícolas, equipas de trabalho, processos de tomada de decisão e comunicações mais eficientes.

Os dados que são analisados

Os equipamentos de localização através de GPS ajudam a monitorizar a atividade de máquinas e ativos em qualquer lugar durante o dia de trabalho e a identificar facilmente a sua localização no final do dia. Algumas das funcionalidades disponíveis são a possibilidade de ver no mapa o estado e localização de todos os ativos, visualizar tempo em movimento e em ralenti desnecessário.

Numa ótica de segurança, ao utilizar uma solução de gestão e localização de frotas como o Reveal da Verizon Connect poderá criar alertas automáticos para situações anómalas como entrada e saída de delimitações geográficas ou alertas de movimento sem ignição ligada.

Se pensarmos numa ótica de eficiência as soluções de telemática podem ser utilizadas para identificar áreas já tratadas para ajudar a evitar desperdício de tempo e recursos. Utilizando delimitações geográficas virtuais é possível criar fronteiras virtuais que delimitam localizações importantes, estas podem ser utilizadas com o objetivo de manter equipamentos dentro de áreas que devem ser trabalhadas, podendo ajudar, por exemplo, a dar prioridade a áreas alvo para fertilização e colheita. Da mesma forma podem ajudar a manter tratores e outras máquinas agrícolas fora de áreas que devem ser evitadas.

A frota das empresas a operar nas áreas da agricultura é constituída por viaturas ligeiras e pesadas, e por máquinas e ativos com atividades e funções distintas. Soluções como o Reveal da Verizon Connect poderão ainda ajudar a obter informação sobre consumo de combustível da sua frota agrícola, a reduzir avarias inesperadas, contribuindo positivamente para reduzir o tempo que ativos e máquinas estão em manutenção ou reparação.

Transformar a forma como as empresas agrícolas fazem a gestão da sua atividade e dos seus ativos irá certamente alterar a dinâmica e competitividade do setor, a telemática que através do computador ou do telemóvel, permite gerir as frotas e equipamentos das empresas agrícolas representa apenas uma parte deste esforço de transformação digital, mas é sem dúvida uma solução que pela sua facilidade de utilização e implementação, estará ao alcance dos empresários deste setor.

Saiba mais aqui.

Conteúdo Patrocinado