FacebookRSS feed

Agrotec

A Portugal Fresh e a Agroglobal: o sucesso da riqueza

As expectativas para a sétima edição da Agroglobal foram elevadas desde o primeiro dia e superadas até ao fecho deste evento, que se apresenta como o maior congresso agrícola a céu aberto da Europa.

agroglobal

De 5 a 7 de setembro, em Valada do Ribatejo, foram dezenas as pessoas que passaram pela tenda da Portugal Fresh e tiveram a oportunidade de conhecer empresas associadas como a Vitacress, Lusomorango e Dona Uva e as associações parceiras COTHN, FNOP e AHSA.

As três associadas empresariais da Portugal Fresh, deram a provar os seus melhores produtos e partilharam informações sobre o seu trabalho.

Para além destas participações conjuntas, vários associados colaboraram noutros formatos oferecendo produtos para exposição, showcooking e para os batidos de sumos, como a Campotec,

Central Frutas do Paínho, Cooperfrutas, Coopval, E.Timoteo, Emergosol, Frutalmente, Frutalvor, Frutoeste, Hortapronta, Hortomelão, Lusopêra, Primofruta, Sociedade Afonso Banza, Triportugal e Vale da Rosa.

No auditório da tenda Portugal Fresh foram feitas intervenções de várias organizações como a PortugalFoods, InovCluster, AgroCluster, COTHN e ainda foi feita a apresentação em primeira mão do fruto baga goji em fresco, pela produtora Adoora, empresa representada pela Frutalmente.

No segundo dia da Agroglobal, no auditório Companhia das Lezírias decorreu o workshop organizado pela Portugal Fresh em parceria com o Crédito Agrícola “2030 Fresh Workshop – Internacionalização”, que contou com a presença de vários convidados nacionais e internacionais, que debateram temas como a internacionalização, exportação e tendências de mercado dos setores das frutas e legumes.

A participação da Portugal Fresh neste certame, de grande relevo no setor agrícola nacional, já não é nova, no entanto, para cada edição existe sempre um interesse e esforço em conseguir elevar os padrões de representação do setor, e dos seus cerca de 80 associados.

O feedback ao longo dos três dias foi sempre bastante positivo, as áreas de animação como o Showcooking que ficou a cargo de Joana Mendes, engenheira alimentar, consultora em Segurança Alimentar e que trabalha na promoção da Alimentação saudável, chamou à atenção de um público bastante interessado no tema.

O objetivo principal desta iniciativa de showcooking - provar que as frutas e os legumes podem ser sempre os pratos principais - foi alcançado com sucesso.

A zona dos batidos pedalados, a cargo da Batidos com Coração, foi também uma das mais concorridas, com o apoio das frutas mais frescas da época como a maça, pêra, uva, melancia, meloa, ameixa, tomate entre outros.

Um batido rico e fresco era o prémio entregue aqueles que se aventuravam a alguns minutos de atividade física intensa, mesmo em dias de grande calor.

A participação da Portugal Fresh em mais uma edição da Agroglobal foi bastante positiva, essa garantia foi deixada pelas dezenas de pessoas que passaram pelo espaço e quiseram provar as frutas e os legumes frescos disponibilizados pelos nossos associados.

Não foram poupados elogios à qualidade da oferta e foi enorme o interesse em saber onde encontrar cada um dos produtos no mercado nacional.

Texto: Portugalfresh