FacebookRSS feed

Agrotec

A FENAREG e o novo preço da água para Alqueva

No Dia Mundial da Água, a FENAREG analisa o novo preço da água para Alqueva.

Texto: FENAREG

Foi divulgada pelo Senhor Ministro da Agricultura a redução dos preços da água de Alqueva, decisão política que resulta do esforço conjunto com os Ministérios das Finanças e do Ambiente.

A FENAREG congratula-se com a redução dos preços aos regantes diretos de Alqueva, valores agora equipados aos praticados noutros perímetros de rega do País. Os novos preços contribuem assim para a viabilidade do regadio de Alqueva, proporcionando melhores condições de competitividade para os regantes do EFMA - Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, reivindicação já antiga da Federação.

Para além destes fornecimentos de água aos agricultores diretos do EFMA, o sistema de Alqueva, projetado para fazer face aos ciclos de seca do Alentejo, tem também a possibilidade de abastecer os perímetros de rega confinantes, que já existiam antes de Alqueva.

Com o terceiro ano consecutivo de seca, as albufeiras destes perímetros registam valores críticos de armazenamento e o recurso a Alqueva para recarregar as barragens torna-se vital, estando em risco 30.000 ha de regadio, para além das questões ambientais e de qualidade da água dessas albufeiras.

O preço anunciado para esta situação ficou aquém das expectativas, mas estamos convencidos que haverá abertura para viabilizar este recurso, num contexto agravado por situações excecionais e para encontrar soluções que permitam reduzir esses custos.

Não conhecendo ainda o texto final do Despacho, aguardamos a sua divulgação pelo Ministério de Agricultura.