FacebookRSS feed

Agrotec

A ciberseguranca na Agricultura 4.0 e a gestão dos recursos hídricos no II Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola

O evento decorre entre 4 a 6 de março, em Refoios do Lima, Ponte de Lima, tendo como tema central a Agricultura 4.0. O primeiro dia do simpósio ficou marcado pela apresentação de diversas técnicas de ciberseguranca na Agricultura 4.0 e por potenciais alternativas digitais à gestão de recursos hídricos. 

O certame é organizado pela a APH (Associação Portuguesa de Horticultura), a SECH (Sociedad Española de Ciencias Hortícolas) e a ESA-IPVC (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), como organizador local. 

Na 2ª edição do simpósio, temáticas como a agricultura de precisão; automatização e robotização; sensores e visão artificial; sistemas de apoio à tomada de decisão; modelação e simulação; desenvolvimento de APP e aplicações web; sistemas de informação geográfica; e TIC no ensino das ciências agrárias serão as mais relevantes.  

Durante a sessão de abertura, Isabel Valin, diretora da Escola Superior Agrária do Instituto Superior de Viana do Castelo, destacou que «este é o segundo simpósio ibérico e temos cada vez mais temáticas para abordar», demonstrando a importância crescente da Agricultura 4.0 e da digitalização para o setor. A sessão contou ainda com Ana Paula Vale, do IPVC, Rui Martins, representante da DGADR, José Pereira, representante da APH e António Ruiz Canales, em representação da SECH.

Sérgio Ferreira, da SGS, arrancou as hostes abordando a cibersegurança na nova era da Agricultura digital, afirmando que «à medida que a utilização desta tecnologia seja massificada, temos que conhecer as imagens mais comuns». O representante da SGS apresentou os quatro pilares da Indústria 4.0, realçando que «a Agricultura 4.0 consiste na aplicação destes conceitos à Agricultura» e concluindo a intervenção com cuidados que as empresas devem ter ao nível comportamental dos seus funcionários. 

Seguiu-se a primeira sessão temática do evento, dedicada à gestão de recursos hidrícos, tendo contado com diversas intervenções de especialistas, que abordaram soluções como sensores de turgescência foliar para determinação do estado hídrico; gestão de fertirrigação através do controlo automatizado com eletrotensiômetros; entre outros.

O evento continua nos próximos dias e irá abordar as mais diversas temáticas dentro da digitalização da Agricultura.