FacebookRSS feed

Agrotec

A aplicação sustentável de produtos fitofarmacêuticos - pré publicação

“A aplicação sustentável de produtos fitofarmacêuticos”, da autoria de José Fernando Gomes Pereira e Paulo Nuno Castro Sousa, em pré publicação neste momento, é uma obra que surge da experiência acumulada dos autores na formação de utilizadores de produtos fitofarmacêuticos.

capa

A obra é editada pela Agrobook e pode solicitá-la aqui.

Tendo por base um manual de apoio à formação que os autores atualizaram e completaram no âmbito profissional, que foi reestruturado a partir de fontes bibliográficas dispersas, no sentido de se tornar mais abrangente e de leitura fácil para todos os interessados pela temática, a sua publicação em livro pretende preencher um vazio existente em bibliografia sistematizada destinada a um público geral não especializado.

O uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos é hoje um tema incontornável na questão da qualidade e sustentabilidade da produção agrícola e alimentar, saúde pública e preservação do meio ambiente, sendo transversal a diversos públicos desde o empresário agrícola profissional ao utilizador casual deste tipo de substâncias.

O objetivo principal desta obra é informar, sensibilizar e promover a mudança de atitude dos leitores para a importância do uso adequado dos produtos fitofarmacêuticos tendo por base o reconhecimento dos inimigos das culturas vegetais, as características dos produtos fitofarmacêuticos, a redução dos riscos associados à sua utilização, em conformidade com as condições aprovadas expressas nos rótulos, e no respeito pelas boas práticas fitossanitárias e diretivas comunitárias e legislação nacional.

Sobre os autores

José Fernando Gomes Pereira, Pós-graduado em Qualidade e Tecnologia Alimentar, pela Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV-IPV), possui o Curso Superior de Agricultura, grau de Bacharel, pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (ESAPL-IPVC), e o Curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho.

É formador certificado desde 1998 em diversos âmbitos de formação agrícola (técnicos e operadores), e conta com mais de 5000 horas de formação ministrada na área da aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Possui formação complementar em vários domínios da formação agrícola, nomeadamente em máquinas agrícolas, venda e distribuição de produtos fitofarmacêuticos, e segurança no trabalho. É colaborador interno da Zona Verde CEA, Lda, desde 2000. Assume simultaneamente as funções de Gestor de Formação, Formador e Técnico Superior de Segurança.

Paulo Nuno Castro Sousa Licenciado em Engenharia Agrícola, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, possui Formação complementar em vários domínios da produção agrícola, nomeadamente a aplicação, venda e distribuição de produtos fitofarmacêuticos, e a proteção e produção integrada. É Formador certificado em diversos âmbitos de formação agrícola (produção integrada, aplicação de produtos fitofarmacêuticos), contando com mais de 1000 horas de formação ministrada na área da aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Empresário agrícola na área da produção hortícola. É colaborador interno da Zona Verde CEA, Lda, onde assume funções de consultor na área de projeto agrícola, de coordenador pedagógico e de formador na área da aplicação de produtos fitofarmacêuticos.