FacebookRSS feed

Agrotec

34ª Ovibeja: debates com peritos nacionais e internacionais em destaque

A 34ª Ovibeja, que vai decorrer entre 27 de abril e 1 de maio, coloca vários temas em discussão com a participação de peritos nacionais e internacionais e responsáveis políticos.

Segundo a organização, ACOS - Associação de Agricultores do Sul, esta edição dedicada à internacionalização agroalimentar, dá grande destaque ao aumento da produção no Alentejo, à qualidade dos produtos agrícolas e agroalimentares, e ao aumento do escoamento de produtos para os mercados internacionais, fruto do grande investimento agrícola nesta região.

Tendo em conta esta realidade, o “Investimento e regadio no Alentejo” é o tema do colóquio, da responsabilidade da ACOS, que vai decorrer no Auditório do NERBE, no dia 28 de abril.

Gabriela Freitas, Gestora do PDR2020, Pedro Ribeiro, presidente do IFAP, José Pedro Salema, presidente da EDIA e José Barahona Núncio presidente da Federação Nacional das Associações de Regantes são os intervenientes, a moderação vai estar a cargo do jornalista do Público, Manuel Carvalho. A sessão de encerramento conta com a presença de Capoulas Santos, Ministro da Agricultura.

O azeite é um dos muitos exemplos da projecção portuguesa em termos de quantidade e de qualidade, nesse sentido, está marcado para o dia 29 de abril o 2º Simpósio Internacional Azeites do Sul, no Auditório do NERBE, em colaboração com a Olivum -Associação de Olivicultores do Sul, como afirma Claudino Matos, director Geral da ACOS.

Ainda segundo, Claudino Matos, quanto aos produtos agroalimentares, para além da exposição temática presente no Espaço AgroAlentejo Export, há um ciclo de debates dedicado aos produtos agroalimentares de origem animal, designadamente de suínos, bovinos, ovinos e caprinos, nos dias 27, 28 e 29 de abril.

Este ciclo conta com a participação de representantes de empresas exportadoras, produtores, organizações de produtores, entre outros. Também o Espaço Inovação, localizado no Pavilhão Terra fértil, vai ser palco da apresentação, ao longo dos dias da feira, de projetos de investigação e desenvolvimento aprovados no âmbito do Alentejo 2020.

O objetivo é divulgar as ações em curso em sessões de transferência de tecnologia para produtores, empresas, prestadores de serviço e outros actores interessados.

Fonte: Voz da Planície