FacebookRSS feed

Agrotec

300 maiores cooperativas a nível mundial anunciam crescimento de 7%

As 300 maiores cooperativas a nível mundial dispõem de uma faturação conjunta de 2,533 mil milhões de dólares e aumentaram em 7,20%, segundo a edição de 2016 do Observatório Mundial das Cooperativas.

Os resultados foram apresentados na Cimeira Internacional das Cooperativas de Quebec. Na sua 5ª edição, o Observatório continua a ser o único projeto do género, recolhendo e analisando dados das maiores cooperativas e organizações mutualistas a nível mundial, assim como outras empresas dirigidas por cooperativas.

Charles Gould, diretor geral da Aliança Cooperativa Internacional, declarou que «o Observatório Mundial cumpre este ano a sua 5ª edição e não há melhor forma de o celebrar que o valor de 7%de crescimento» que este ano estão orgulhosos de anunciar e no momento mais adequado: «durante a Cimeira Internacional de Cooperativas de 2016. Existe um interesse crescente das cooperativas a nível mundial e necessitamos responder a este interesse com uma promoção adequada do nosso modelo. O Observatório Cooperativo Mundial conta com uma fonte de dados líder das maiores cooperativas e sociedades mútua do mundo, o que é um instrumento central para aumentar a consciencialização da criação de políticas, defesa e investigação».

O Observatório Cooperativo Mundial de 2016 realiza-se em cooperação com a Aliança Cooperativa Internacional e o Instituto Europeu de Investigação sobre Cooperativas e Empresas Sociais.

O Observatório menciona dados desde 2014, recolhidos de diversas fontes, como rankings nacionais, setoriais, bases de dados existentes de dados financeiros, informações anuais e inquéritos. No total, foram concluídos 146 inquéritos por parte de organizações em 39 países, incluindo cooperativas individuais e organismos cooperativos federais. A base de dados desta edição contém informação sobre 2.370 cooperativas procedentes de 63 países. Destas, 1.420 de 52 países contam com uma faturação que supera os 100 milhões de dólares norte-americanos.

As 300 maiores cooperativas são de 25 países e contam com uma faturação conjunta de 2,533 mil milhões de dólares norte-americanos, um aumento de 7,2% em relação aos 2,366 mil milhões apresentados pelo Observatório no ano anterior.

Mais de 32% destas são do setor agrícola, 39% do setor de seguros, 19% do comércio a grosso e a retalho e seis por cento do setor da banca e financeiro. Algumas das 300 maiores cooperativas encontram-se também no setor social e da saúde, com um por cento e o setor industrial com dois por cento, entre outros serviços e atividades.

O Observatório recolhe dados de cooperativas procedentes de todos os continentes e demonstra o papel primordial que têm as cooperativas na economia mundial. Converteu-se na maior informação global para a análise do movimento cooperativo mundial, proporcionando informação para a investigação de empresas cooperativas.

Fonte: Alianza Cooperativa Internacional