FacebookRSS feed

Agrotec

3ª edição das Jornadas ANIPLA marcadas pelo apeto à união do setor

Teve lugar no auditório da biblioteca da FCT UNL – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na passada sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a 3ª Edição das Jornadas da Associação Nacional da Indústria para a Proteção de Plantas (ANIPLA).

ANIPLA

A iniciativa dedica-se anualmente a reunir, no mesmo espaço, indústria, agricultores e entidades legisladoras para um debate sobre a homologação de produtos fitofarmacêuticos e sobre os principais temas que deixam o setor em alerta.

A retirada de substâncias ativas, a adaptação às exigências do mercado e o confronto crescente com campanhas depreciativas em torno da agricultura foram alguns dos principais tópicos abordados. 

«A Europa tem perdido diariamente investimento, talento e conhecimento e, hoje, mais do que nunca há uma guerra contra a indústria, e não só contra os produtos fitofarmacêuticos. As campanhas depreciativas em torno da agricultura, que nos obrigam a reagir sob pressão voltam a lembrar-nos da importância daquilo que nos dá força: os nossos argumentos. A indústria é, cada vez mais, capaz de explicar o seu papel, utilizar argumentos de força e deve, por isso mesmo, intervir e aumentar a transparência dos seus agentes. A difusão de informação pouco sustentada quebra a confiança do consumidor, sendo por isso missão fundamental legitimar a qualidade do que é produzido em Portugal», acrescentou Felisbela Campos, Presidente da ANIPLA, na abertura e apresentação de mais uma edição das Jornadas. 

«Sem agricultura não há paisagens, não há cenários românticos, não há plantas, não há vida. É um contínuo de não existência. Dramático, mas real» concluiu.