FacebookRSS feed

Agrotec

2ª Sessão do Projeto H2Oliva na Vidigueira

Vai decorrer esta quarta-feia, dia 20 de julho, na Vidigueira, a segunda sessão do projeto H2Oliva, que visa capacitar os agricultores para a poupança de água na rega do olival.

A escassez de água é um problema crescente e que está na ordem do dia, influenciando fortemente o setor agrícola. O projeto H2Oliva, liderado pela Escola Superior Agrária de Santarém e com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian pretende capacitar os olivicultores para uma gestão de rega mais eficiente, tendo para isso preparado um curso de capacitação, dividido em três sessões complementares, para o qual convida todos os interessados.

Segue-se a sessão relativa à “Gestão de rega”. Para participar no curso de capacitação será obrigatória a inscrição online, aqui. A participação é gratuita e limitada a 50 participantes por localização.

O que é o H2Oliva?

A implementação de medidas de uso eficiente de água são uma realidade no sector agrícola e a vulnerabilidade decorrente dos cenários de alterações climáticas torna este desafio ainda mais ambicioso.  Na região do Alentejo a cultura do olival consome, em média, cerca de 2 750 m3/ha de água, representando um consumo anual de 575 milhões de m3 de água.

Assim, assume-se como relevante o principal objetivo deste projeto, que será a transferência de conhecimento e capacitação dos agricultores para a realização de práticas de rega mais eficientes, com o apoio das tecnologias de monitorização atualmente existentes, perspetivando-se um aumento da eficiência de uso de água entre 20% a 30%.

O projeto “H2Oliva” foi desenvolvido em co-promoção com a “TerraPro”, a “Casa Relvas”, a “Associação de Agricultores dos Ribatejo”, o Agrupamento de Produtores “Azeitonices”, para a promoção e demonstração de práticas de gestão de rega, com o apoio das tecnologias de monitorização.

No campo demonstrador, onde se encontram implementadas boas práticas de gestão de rega há vários anos, será possível observar o resultado do uso das tecnologias de monitorização e serviços de aconselhamento existentes. Sendo ainda possível acompanhar todo o itinerário de introdução das tecnologias de monitorização e serviços de aconselhamento de rega nos produtores trainees.

Para mais informações consulte o site ou contacte-nos por email: h2oliva@esa.ipsantarem.pt