FacebookRSS feed

Agrotec

145 mil explorações agrícolas vão falir até final de 2023, afirma analista agrícola

Até final de 2023, cerca metade das 290 mil explorações agrícolas existentes em Portugal vão entrar em falência, quem o diz é José Martino, analista agrícola. Nos dois últimos anos, as dificuldades logísticas e de mercado causadas pela pandemia COVID19 tiveram um duplo efeito nas agriculturas de Portugal: aumento da procura interna de alimentos para consumo doméstico; quebras na procura de alimentos no canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés).

Com as quebras de cadeias logísticas de fatores de produção, fertilizantes, fitofármacos, máquinas e equipamentos, etc, acresce a guerra na Ucrânia, já este ano, que aumentou os custos de produção. 

Os fortes aumentos de fatores de produção não correspondem a valorizações das produções agrícolas, porque a distribuição organizada e os importadores fazem uma forte barreira à subida dos preços.

Esta previsão/análise é da autoria do analista agrícola José Martino, que defende a implementação de políticas para ultrapassar esta situação de crise:

a) distribuir o valor acrescentado gerado nas fileiras agrícolas, que fica retido na distribuição organizada;

b) criar linha de crédito sem juros ao longo de 10 anos, amortização nos 20 anos seguintes, com montante máximo por exploração agrícola até metade do seu volume de negócio do ano 2021.