1º Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas

arroz

Samora Correia (Benavente) recebe de 19 a 21 de maio o 1º Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, um evento de entrada livre que promove um produto típico da cozinha portuguesa, conhecido pela sua versatilidade e qualidade.

O Município de Benavente é o segundo maior produtor de arroz carolino do país e tem no seu território unidades que fazem todo o ciclo do arroz, desde a produção à comercialização.

O 1º Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas tem como objetivo a «afirmação do concelho e a valorização do arroz como um produto de excelência, promovendo a gastronomia, mas também a economia e cultura locais», salienta a autarquia.

O evento, que tem lugar no Campo da Feira, em Samora Correia tem, assim, uma forte componente gastronómica, com a realização de showcookings e degustações, mas também com a presença de restaurantes do concelho.

A área de exposição conta com espaços destinados ao artesanato e produtos endógenos, bem como stands institucionais.

Os mais pequenos terão também um espaço bastante animado, onde não faltarão insufláveis, vários jogos e outras atividades, para que possam divertir-se e aprender um pouco sobre este produto.

Ainda numa vertente pedagógica, destaque para as exposições “O ciclo do arroz”, “Arroz com arte” e “Histórias com Arroz”. No dia 19 de maio, entre as 9h30 e as 18h30, decorre, no Centro Cultural de Samora Correia, o seminário “O Arroz Carolino”.

Integrado no Plano Estratégico e de Valorização do Município de Benavente, o 1º Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas é um evento organizado pela Câmara Municipal de Benavente em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.