FacebookRSS feed

Agrotec

“Vinhos & Sabores”: a maior feira do setor vínico regressa à FIL

O grande certame de referência do setor vínico em Portugal “Grande Escolhas | Vinhos & Sabores” está de volta à Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, e decorre no Pavilhão 1 entre os dias 8 e 10 de outubro, num espaço com mais de 6.000m2, onde os visitantes terão a possibilidade de interagir com os produtores e, provar em primeira mão, vinhos e sabores únicos, assim como assistir a provas comentadas e show cookings, num evento para o público em geral e profissionais.

A feira “Vinhos & Sabores”, organizada pela Grandes Escolhas conta, na edição deste ano, com cerca de 270 stands, num total de 400 produtores, e com novos espaços dedicados à gastronomia, numa parceria entre a Grandes Escolhas e as Edições do Gosto, onde três chefes irão apresentar as suas criações e servir refeições aos visitantes, reforçando assim a qualidade da oferta gastronómica do evento.

No espaço “Arrozes de Portugal”, os chefes Vítor Adão, do restaurante Plano (Lisboa), José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos (Portalegre) e Hélio Gonçalves, do restaurante Sem Porta (Sublime Comporta) irão confecionar pratos de cozinha portuguesa, tendo como ingrediente base o arroz trabalhado de múltiplas formas.

No "Vinhos com Gosto", os visitantes terão acesso a um diversificado programa de demonstrações gastronómicas. No sábado, dia 8, sob o tema "Com gosto e com vagar", o chef José Júlio Vintém, em conjunto com um sommelier, explora a tradição dos alentejanos em degustar vinho às refeições, sempre com vagar. ‘Será Baco guloso?’ irá ser outro dos momentos, conduzido pelo chef Miguel Oliveira (O Pudim rei e o Pudim do Marquês) e por Luís Antunes (crítico de vinhos) em que exploram o casamento entre os vinhos e a doçaria portuguesa.

O dia 9, domingo, será dedicado ao tema "Crime, dizem eles" sob orientação do chef Hélio Gonçalves e de um sommelier, que irão conversar sobre o que nunca se deve fazer numa harmonização gastronómica com vinhos. "Vinho vinho, Queijo queijo", com Luís Antunes (crítico de vinhos) e Pedro Cardoso (queijaria) traz à conversa o eterno romance entre vinhos e queijo, demonstrando possíveis harmonizações.

O último dia da feira, segunda-feira, é dedicado ao tema "Diz-me arroz dir-te-ei o vinho", com a presença do chef Vítor Adão, do sommelier Pedro Caldas Franco (restaurante Plano) e de Filipe Ventura (arroz Bom Sucesso), que vão explorar as diversas conjugações entre vinho e arroz.

Durante três dias, os participantes poderão percorrer os vários stands de produtores nacionais e provar várias sugestões. Terão também acesso a um programa diversificado que se divide em sessões de show cooking, provas comentadas e as já conhecidas e concorridas sessões "Prove connosco", que decorrem num anfiteatro à disposição de todos os expositores de vinhos e de livre acesso, para curtas apresentações dos seus produtos.

As Provas Especiais, a decorrerem na tenda no exterior do pavilhão, são os momentos mais procurados do evento. Autênticas masterclasses concebidas para consumidores que querem aprofundar os seus conhecimentos ou viver uma experiência memorável de provar vinhos raros, a maior parte deles não acessíveis no mercado, comentados pelos seus produtores. A destacar: prova “O mundo de António Maçanita”, com vinhos das várias regiões onde o produtor desenvolve os seus projetos; prova “Descubra a diferença”, por Luís Lopes – grandes vinhos que aliam a qualidade há singularidade, numa seleção do diretor da revista Grandes Escolhas; prova “Criado no Douro: os Porto da família Vasques de Carvalho”, por Jaime Costa; prova “Quatro décadas de Soalheiro”, por Luís Cerdeira; prova “Grandes tintos de 2012”, que irá avaliar como estão grandes vinhos 10 anos depois, por João Paulo Martins; e a prova “Rocim, dez anos de inovação e criatividade”, por Pedro Ribeiro e Catarina Vieira. Os lugares são limitados e os ingressos podem ser adquiridos online.

“Estamos satisfeitos por realizar mais uma edição da Vinhos & Sabores. Esta é uma feira que, mais do que o número de visitantes que tem vindo a aumentar, ano após ano, tem atraído visitantes cada vez mais interessantes e interessados pelo universo dos vinhos, tanto particulares como profissionais. Visitantes que dão valor em conhecer os enólogos e os produtores, perceber as histórias que estão atrás das marcas ou saber quais as novidades que vão lançar no mercado, o que reflete o papel importante que a ‘Grande Escolhas’ tem tido no que respeita à pedagogia do consumidor”, afirma Luís Lopes, diretor da revista Grandes Escolhas.

Para o mercado também vai haver importantes novidades. A convite da organização, um conjunto de jornalistas e compradores internacionais irá marcar presença na feira, com um programa específico que inclui masterclasses de vinhos portugueses e uma proximidade com os expositores, que poderão aqui reunir e apresentar os seus projetos à imprensa internacional e outros players a nível global, de forma individual e personalizada.

“Esta atitude proativa da organização reflete a nossa grande aposta na dinamização e crescimento do setor, e uma vontade de cada vez mais dar a conhecer ao mundo os excelentes vinhos que temos no nosso país”, reforça João Geirinhas, diretor de negócio da Grandes Escolhas.

A feira “Grande Escolhas | Vinhos & Sabores” é palco para novos produtores e novas marcas darem a conhecer-se ao mercado e conquistarem clientes. “Num mercado cada vez mais vasto, as empresas têm de ir ao encontro de diferentes nichos de mercado e diferentes estilos e ocasiões de consumo, têm de se reinventar, tendo como premissa o facto do vinho ser uma bebida que está cada vez mais na moda e é consumido por diversas faixas etárias e em diferentes situações”, acrescenta João Geirinhas. “Esperamos que o público e profissionais possam aderir ao evento e vir conhecer as mais recentes novidades deste setor”, conclui.

A feira estará aberta ao público sábado e domingo das 15h00 às 21h00, sendo o dia 10 reservado a profissionais, com horário das 11h00 às 18h00. O bilhete diário para o público tem um custo de 15€ e pode ser adquirido aqui.