FacebookRSS feed

Agrotec

Vila Real quer promover carne maronesa produzida por 1.300 famílias

A Câmara de Vila Real e a Associação de Criadores do Maronês apresentaram uma estratégia de promoção e divulgação da carne de vitela maronesa, uma actividade da qual ainda vivem 1.300 famílias.

Numa altura em que se verificam alguns casos de abandono sector, devido ao envelhecimento dos produtores e às novas obrigações fiscais, o município e a cooperativa querem aumentar o consumo deste «ícone» do concelho transmontano.

O presidente da Associação de Criadores, Virgílio Alves, referiu que ainda existem 1.300 famílias que se dedicam a produção de carne maronesa. No entanto, acrescentou que o envelhecimento dos produtores e as novas obrigações fiscais estão na origem de alguns casos de abandono da actividade.

«A obrigatoriedade de todos estes produtores, mesmo que vendam apenas um vitelo, de estarem colectados, pode não ser um encargo muito acrescido em termos de custos, mas é um aspecto burocrático muito complicado para quem, muitas vezes, é analfabeto ou tem dificuldade em perceber as normas e as leis», frisou.

Para ler o resto aqui.