FacebookRSS feed

Agrotec

Unidades de recirculação de subprodutos de Alqueva

alqueva

No dia 2 de maio, pelas 14h00, irá decorrer o evento de apresentação do projeto URSA-Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, na Herdade da Abóbada, em Serpa, seguido de visita técnica à unidade experimental.

A primeira unidade do projeto URSA, com financiamento aprovado pelo Fundo Ambiental Português no seu programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular” está a ser desenvolvida pela EDIA em parceria com o ISQ, Instituto de Soldadura e Qualidade, e visa a criação de uma unidade de recolha e transformação de subprodutos orgânicos de origem agrícola em fertilizante orgânico para aplicação no solo.

O Projeto URSA, tem como objetivo criar uma rede de unidades de valorização de subprodutos orgânicos por compostagem, para produção de fertilizante orgânico, a entregar aos agricultores em troca dos seus subprodutos agrícolas.

O produto final destina-se a ser aplicado no solo, reabilitando-o gradualmente nas diversas funções ambientais que este desempenha, aumentando a resiliência deste território perante as alterações climáticas, e em simultâneo, promovendo a qualidade da água e a sustentabilidade económica e ambiental do regadio.

Este projeto apresenta uma estrutura assente no uso eficiente de recursos, nomeadamente na proteção do solo e da água, e na valorização de subprodutos, contribuindo para acelerar a transição para a economia circular, através de uma agricultura em linha com os princípios deste novo paradigma.

Link para vídeo do projeto.