FacebookRSS feed

Agrotec

UE: aprovadas 39 novas substâncias para a agricultura biológica

A Comissão Europeia publicou uma lista com as substâncias que podem ser utilizadas para produzir produtos biológicos.
À lista já existente, foram adicionados mais 39 produtos, dos quais fazem parte, por exemplo, o vinagre para a produção de produtos vegetais, a levedura de celiano como aditivo alimentar, as fibras vegetais para ajudar à transformação de produtos e a goma de gelano como aditivo alimentar.

Entretanto, o Comissário Phil Hogan, afirmou que, devido ao crescimento que o sector tem vindo a ter nos últimos anos, é muito importante que a legislação que o rege seja atualizada e adaptada à realidade atual. A aprovação destas substâncias é considerada um marco importante para apoiar o desenvolvimento do setor biológico e a Comissão quer simplificar as regras de funcionamento e de aprovação de novos produtos que, atualmente, devido à burocracia, chegam a levar dois anos.

Segundo o Comissário, é necessário introduzir no setor tecnologia inovadora que promova o seu desenvolvimento, mas que respeite sempre as normas da produção biológica.
Neste momento, estão em curso negociações entre o Conselho e o Parlamento Europeu, com vista à aprovação da nova legislação sobre a produção bio.

Ler aqui,