FacebookRSS feed

Agrotec

UE: 27 chegam a consenso sobre negociações para reforma da PAC

Os 27 Estados-membros alcançaram um compromisso para o mandato de negociação do Conselho sobre a reforma da política agrícola comum, o que permite iniciar as negociações entre o Conselho, Parlamento e a Comissão, em Abril.

Apenas a Eslováquia e a Eslovénia não apoiaram o compromisso por razões específicas. Segundo o presidente do Conselho, Simón Coveney, o objetivo é poder encerrar o acordo politico no primeiro semestre do ano.

Por seu lado, o comissário europeu da Agricultura, Dacian Ciolos, declarou que ficou estabelecido que este deve ser obrigatório e 30 por cento dos pagamentos directos, apesar das medidas para a sua implementação poderem ser mais flexíveis em relação às três primeiras propostas iniciais e ser substituídas por medidas equivalentes. Segundo o comissário, não se trata de penalizar o agricultor, mas não desvalorizar as acções já realizadas pelo produtor na sua exploração.

Em relação às ajudas ligadas, Ciolos assinalou que a posição do Conselho é mais razoável que a do Parlamento e no âmbito do desenvolvimento rural aumentou a flexibilidade na delimitação dos critérios para as zonas desfavorecidas e subiu a taxa de investimento para a tecnologia florestal.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)