FacebookRSS feed

Agrotec

Syngenta apresenta os novos inseticidas Afinto e Voliam

Afinto é uma solução inseticida, à base da nova substância ativa Flonicamida, para controlo de afídeos em culturas fruteiras, hortícolas e ornamentais. Apresenta um modo de ação único, é eficaz a baixa dose e respeita a fauna auxiliar. Voliam é um produto novo, à base de Clorantraniliprol, para controlo de insetos lepidópteros e coleópteros, em culturas pomóideas, prunóideas, vinha, frutos secos, milho e batata.

Syngenta apresentou as duas novas soluções ao mercado português, a 16 de fevereiro, num webinar onde participaram várias dezenas de técnicos da produção e da distribuição.

Gilberto Lopes, field expert da Syngenta, explicou que o Afinto proporciona uma proteção eficaz e de rápida ação contra 40 espécies de afídeos, atuando ao nível do sistema nervoso dos insetos. «Os afídeos sugam a seiva das folhas tratadas com Afinto e ao fim de uma a duas horas param de se alimentar, cessando a produção de melada e, com isso, terminam os estragos provocados na cultura». A persistência de ação do Afinto é de até 21 dias, conferindo proteção sistémica das folhas jovens não tratadas e das folhas enroladas, onde os afídeos frequentemente se escondem.

Duas das características mais relevantes do Afinto são a sua eficácia a muito baixa dose e a seletividade para a maioria dos artrópodes auxiliares, podendo ser aplicado em culturas onde são realizadas largadas de insetos predadores ou parasitóides auxiliares. É um inseticida seguro para os aplicadores, o meio ambiente e os consumidores.

A Syngenta recomenda a aplicação do Afinto de forma preventiva e em pré-floração das culturas para evitar a persistência de resíduos na fase final do ciclo. «Quando começam a surgir os primeiros afídeos na cultura devemos realizar o tratamento para ter um reservatório de substância ativa na cultura antes da instalação da população da praga», aconselha Gilberto Lopes.

Voliam é um novo inseticida da Syngenta, à base de Clorantraniliprol, para controlo de lepidópteros e coleópteros, autorizado para aplicação em diversas culturas, nomeadamente, pomóideas, prunóideas, vinha, frutos secos, milho e batata. Controla de forma eficaz pragas como o bichado, a traça-dos-cachos, a anársia e as lagartas mineiras.

O Clorantraniliprol tem em ação translaminar nas folhas com um efeito ovo-larvicida e larvicida, atuando nos insetos por contacto/ingestão. As pragas deixam de se alimentar (cessam os estragos), reduzindo os seus movimentos em poucas horas após a aplicação de Voliam, morrendo após 2 a 3 dias.

Voliam é eficaz a baixa dose, mesmo com temperaturas baixas e é resistente à lavagem pela chuva ou rega. A Syngenta recomenda o posicionamento do produto ao pico do voo dos insetos para um melhor controlo das pragas, tirando partido do efeito ovo-larvicida e larvicida.

Para uma gestão adequada dos efluentes fitofarmacêuticos, resultantes da lavagem dos equipamentos de aplicação, a Syngenta recomenda a instalação do sistema Héliosec. Felisbela Torres de Campos, Head of Regulatory & Business Sustainability da Syngenta em Portugal, explicou no webinar que este sistema inovador, usado por empresas e cooperativas agrícolas de referência em Portugal, «elimina definitivamente os efluentes fitofarmacêuticos através de um processo de desidratação natural, por ação do sol e do vento, é fácil de instalar e permite aos agricultores proteger o ambiente».

O Héliosec é uma das iniciativas da Syngenta no âmbito do seu plano de compromissos com a agricultura sustentável – o “The Good Growth Plan”.

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma das empresas líderes no setor agrícola a nível mundial. A nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo de forma segura, ao mesmo tempo que cuidamos do planeta. A nossa proposta de valor é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura, através da Ciência e de soluções inovadoras para as culturas agrícolas. As nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam um melhor uso dos recursos agrícolas limitados.

Com 26.000 colaboradores em mais de 100 países, trabalhamos para transformar a agricultura. Através das nossas parcerias, colaborações e do nosso programa de sustentabilidade “The Good Growth Plan” assumimos um compromisso com a melhoria da produtividade das culturas agrícolas, a recuperação dos solos, o incremento da biodiversidade e a revitalização das comunidades rurais.