FacebookRSS feed

Agrotec

Subida de 55% das importações marroquinas de tomate preocupa Europa

tomateUm grupo de Produtores franco-hispano-italiano de tomate, composto por representantes de produtores de tomate daqueles países, assim como responsáveis das respetivas administrações, quantificou o forte crescimento das importações de tomate de Marrocos em mais de 50% desde o início desta campanha, relativamente à anterior, na reunião mantida em Bruxelas.

Produtores de França, Espanha e Itália analisaram com preocupação o comportamento das importações comunitárias de tomate proveniente de Marrocos com um crescimento de 66% em outubro deste ano relativamente ao mesmo mês da campanha passada, segundo dados do mercado de Saint Charles, em França, principal ponto de entrada na UE de tomate marroquino. Este forte crescimento manteve-se no mês de novembro, com mais 55% em relação a novembro de 2013.

O grupo de contacto considera que este comportamento desordenado das exportações marroquinas vai provocar graves perturbações no mercado comunitário e em consequência fortes perdidas aos produtores dos países europeus produtores.

Ler aqui.