FacebookRSS feed

Agrotec

Smart Trap e Spectom: tecnologias digitais inovadoras na prevenção de doenças e pragas

A 8ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, que deu destaque ao tema da sustentabilidade, em linha com as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação no setor agrícola, agroalimentar e florestal nacional, e com a estratégia do Crédito Agrícola, atribuiu prémios em cinco categorias: Agroindústria 4.0; Biotecnologia e Bioeconomia; Produtores Inovadores; Inovação em Parceria; e Projeto de Elevado Potencial promovido por Associado Crédito Agrícola.

Bruno Santos, do Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESCTEC, falou com a revista Agrotec, sobre os dois projetos inovadores apresentados a concurso pelos investigadores do INESCTEC. «A principal missão do INESCTEC é a promoção de avanços científicos e tecnológicos que possibilitem a transferência de inovação de base tecnológica da academia para a indústria», esclarece Bruno Santos. «Assim sendo, a investigação levada a cabo pelos investigadores do INESCTEC prende-se com a criação de novos conhecimentos e tecnologias com base no panorama atual do setor agrícola e nos seus problemas de forma a contribuir para um impacto social benéfico», acrescenta.

Questionado sobre quais as principais motivações que levaram ao desenvolvimento destas soluções, explica que «o projeto SpecTOM nasce da necessidade de fornecer ao produtor mais informação sobre os processos fisiológicos e metabólicos das culturas de forma a antecipar a tomada de decisão relativamente a tratamentos de doenças indetetáveis a olho nu. Analogamente, o projeto Smart Trap permite ao produtor monitorizar e detetar a presença de vetores de doenças de forma precoce com o objetivo de prevenir a disseminação de doenças capazes de colocar em causa colheitas inteiras».

 Nota de Redação:

Artigo publicado na edição n.º 43 da Revista AGROTEC, no âmbito do Dossier "Produção de batata".

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: redacao@agropress.pt