FacebookRSS feed

Agrotec

Seminários CAP: "os grandes desafios para a agricultura nofuturo"

fna

No âmbito das «Conversas de Agricultura», a CAP promove este ano cerca de uma dezena de conferências setoriais, «contribuindo assim para o enriquecimento do programa da Feira Nacional de Agricultura 2018 - FNA18», refere a entidade.

A Feira Nacional de Agricultura deste ano decorre entre os dias 2 e 10 de junho, um pouco mais cedo do que é habitual, mas mantém na sua programação as «Conversas de Agricultura», iniciativas de carácter técnico, promovidas por empresas, organizações de agricultores e entidades públicas:

Conferência Internacional - Os Grandes Desafios para a Agricultura no Futuro, dia 8 de Junho, das 09:30 às 13:30.

A Política Agrícola Comum (PAC) constitui um dos pilares do processo de integração e consolidação do desenvolvimento económico e social europeu, tornando possível garantir aos cidadãos europeus a segurança no abastecimento de produtos alimentares, bem como a sustentação económica do mundo rural que marca uma das faces distintivas da Europa.

Ao longo do tempo, muitas alterações de contexto foram colocando novos desafios, aos quais a PAC procurou responder, incorporando novos objetivos e instrumentos, afirmando os modelos agrícolas e rurais europeus e a sua diversidade. São múltiplos e complexos os desafios que a Sociedade Europeia enfrenta.

Hoje a sociedade europeia pede que a PAC continue a assegurar a segurança e qualidade alimentar, mas que o faça de um modo sustentável na utilização dos recursos naturais e no respeito pelas gerações futuras, com contribuição para a mitigação dos riscos associados às alterações climáticas, e, sobretudo no caso dos países do Sul, colaboração para evitar a desertificação.

A PAC continua a ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento económico e para a coesão social.

A concretização destes objetivos requer uma política pública forte, abrangente nas suas opções, baseada em regras comuns e com meios suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura em todo o território da UE.

Na abertura desta conferência marca presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Esta conferência internacional vai debater a importância da nova PAC, com intervenções dos dois comissários Europeus, o da Agricultura e desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e com o comissário da ciência e Inovação, Carlos Moedas, e também com o vice-presidente da comissão de Agricultura e desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, Paolo de Castro.

Esta conferência vai ter também a presença dos presidentes das principais organizações de agricultores da Europa. 

Inscrição aqui