FacebookRSS feed

Agrotec

Segóvia acolhe Porc D'Or 2017

O Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (IRTA) anunciou que a província de Segóvia será a sede da XXIV edição dos prémios Porc d’Or à excelência na produção de carne de porco.

segovia

Uma decisão tomada por unanimidade pela Comissão de Acompanhamento do BDPorc e dos prémios Porc d’Or, formada pelo Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), a Associação Nacional de Produtores de Gado Suíno (ANPROGAPOR) e o Ministério da Agricultura Espanhol (MAPAMA).

Assim, pela primeira vez na história dos Porc d’Or, Castela e Leão recebe o que já é um grande acontecimento anual do setor espanhol do porco, um dos mais importantes para a economia de Espanha.

O lugar de celebração da gala de entrega dos prémios Porc d’Or é itinerante, tendo em conta comunidades autónomas e províncias de grande tradição pecuária, censos relevantes e produções destacadas.

Localidades como Barcelona, Lérida, Madrid, Pamplona, Vic e Zaragoza foram a sede deste evento em edições passadas.

Para o IRTA, explica Pedro López, diretor do BDPorc e dos prémios Porc d’Or, «é uma honra que províncias como Segóvia queiram acolher a gala de entrega destes prémios, permitindo assim que se celebrem cada ano em diferentes pontos da geografia espanhola».

Este ano, os prémios viajam pela primeira vez até Segóvia, província com um peso importante na produção, sendo Castela e Leão a terceira maior comunidade autónoma em relação ao efetivo de suínos, com mais de 3.600.000 cabeças, correspondente a 13% da produção nacional e com Segovia à cabeça com mais de 1.200.000 animais, cerca de 32% do total do efetivo da região.

O IRTA criou os prémios Porc d´Or em 1994 com o objetivo de reconhecer o trabalho das empresas e explorações do setor que, graças ao seu profissionalismo, esforço e utilização das melhores técnicas de produção são capazes de superar os novos desafios que continuamente surgem no desenvolvimento desta atividade, actuando como ponta de lança do setor espanhol da carne de porco.

Na sua XXVI edição, os prémios Porc d’Or não estão apenas consolidados, mas também constituem toda uma referência para as empresas e explorações espanholas, que vêem nos mesmos um reconhecimento à excelência no trabalho.

Esta nova edição conta com a coorganização local da delegação de Segóvia e, mais uma vez, com o apoio do Interprofissional da carne de porco branco (Interporc) e de Zoetis, companhia que acompanha os prémios desde o seu início.

Fonte: FPAS