FacebookRSS feed

Agrotec

Seca na Europa em agosto: falta severa de chuva afeta colheitas e aumenta risco de incêndio

 A situação da seca em muitas regiões da Europa continua grave, de acordo com o último relatório do Commission's Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia "Drought in Europe - August 2022", uma atualização da avaliação da situação da seca na Europa com base nos dados e análises do Observatório da Seca. A evolução e os impactos da seca prolongada na União Europeia (UE) confirmam a preocupante situação de julho de 2022: 47% da UE ainda está em condições de alerta, o que significa que a precipitação tem sido menor do que o habitual e a humidade do solo é deficitária, e 17% da UE está em alerta, o que significa que também a vegetação e as culturas mostram os efeitos negativos da seca. Cumulativamente, 64% da Europa está sob alerta ou risco, o que também está a contribuir para espalhar amplamente as áreas de risco de incêndio em toda a UE.

A comissária responsável pela inovação, investigação, cultura, educação e juventude, Mariya Gabriel, afirmou: “A combinação de uma seca severa e ondas de calor criou uma pressão sem precedentes nos níveis de água em toda a UE. Atualmente, estamos numa temporada de incêndios florestais sensivelmente acima da média e um impacto importante na produção agrícola. A mudança climática é, sem dúvida, mais perceptível a cada ano; a Comissão Europeia e seus cientistas estã a trabalhar incansavelmente para mapear e estudar esta crise com a melhor tecnologia disponível, do espaço e do solo, e estão a liderar os esforços para proteger nosso meio ambiente e nossos cidadãos de emergências".

O stress hídrico e térmico pioram significativamente as perspectivas negativas anteriores sobre os rendimentos das culturas de verão, conforme relatado no Boletim MARS do JRC de agosto de 2022. As previsões atuais de rendimento para milho, soja e girassol no nível da UE são, respectivamente: 16%, 15% , e 12% abaixo da média de 5 anos.

O grave falta de precipitação afetou quase todos os rios da Europa, afetando o setor de energia tanto para geração de energia hidrelétrica e sistemas de refrigeração de outras usinas, quanto para o transporte fluvial. Vários Estados-Membros da UE tomaram medidas para restringir o abastecimento de água, pois o abastecimento ainda pode ser comprometido nas próximas semanas.

Condições mais quentes e mais secas do que o normal devem ocorrer na região euro-mediterrânica ocidental nos próximos meses, até novembro de 2022. Nos últimos dias, os eventos de precipitação aliviaram as condições de seca em algumas regiões da Europa. No entanto, eles trouxeram novos desafios, pois em algumas áreas ocorreram na forma de fortes tempestades. De acordo com os especialistas do CCI, a atual seca ainda parece ser a pior desde há pelo menos 500 anos. Os dados finais no final da temporada confirmarão essa avaliação preliminar. O Centro Comum de Investigação produz informação sobre a seca em tempo real através dos Observatórios Europeus e Globais da Seca (EDO e GDO), que fazem parte do Copernicus Emergency Management Service (CEMS).

Saiba mais aqui.

Fonte: Comissão Europeia