FacebookRSS feed

Agrotec

Região dos Vinhos Verdes reforça a cobertura do maior seguro agrícola do país

O seguro coletivo de colheitas contratado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) passa agora a indemnizar a perda de produção que seja provocada pelo desavinho em virtude de condições climáticas adversas. O maior seguro agrícola do país cobre já cerca de 15 mil viticultores na Região dos Vinhos Verdes, garantindo 30 cêntimos por cada quilo de uva perdido em caso de queda de raio, escaldão, geada, granizo, queda de neve, tornado ou tromba de água.

viticultura

Contratado em 1997, o seguro de colheitas passa agora a prever a perda sempre que se verifique uma das maiores preocupações dos produtores - o desavinho, que consiste no aborto da flor que causa a perda da produção média normal da videira, calculada na fase de maturação do cacho. Provocado por fenómenos climáticos que ocorram na altura da floração, tais como chuvas persistentes, temperaturas muito elevadas ou muito baixas para a época, humidades relativas muito elevadas, com a formação de nevoeiros, o desavinho passa a ser coberto pela primeira vez numa apólice desta natureza, após estudos que permitiram caracterizar tecnicamente o risco.

A CVRVV estima que, em anos mais difíceis, o risco de desavinho possa representar 10 a 20% dos acidentes ocorridos na vinha, pelo que este reforço de cobertura do seguro «é uma necessidade que já vinha sendo identificada pelos sucessivos episódios meteorológicos a que vamos assistindo, fruto das alterações climáticas. A produção de uva é bastante afectada por acidentes climatéricos e uma das consequências que tem vindo a manifestar-se crescentemente é o desavinho, motivo pelo qual tínhamos a necessidade de ampliar o apoio efectivo aos viticultores da Região, para garantir que a produção está segura», destaca Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV.