FacebookRSS feed

Agrotec

Reforma da agricultura é prioridade para presidência irlandesa da UE

A Presidência irlandesa da União Europeia quer que a Política Agrícola Comum seja mesmo uma prioridade.

O ministro da agricultura irlandês está em Bruxelas para a primeira apresentação do programa do sector aos homólogos europeus. Simon Coveney explica que “o que está em causa hoje é a criação de um cenário para os próximos seis meses de intenso trabalho deste Conselho e das instituições europeias em geral, de forma a chegar aos dossiês realmente importantes que afectam a maioria da população da União Europeia em termos de política comum das pescas e em particular a política agrícola comum, que envolve – não vamos esquecer – quase 40% do orçamento da União.”

As negociações começaram com uma perspectiva positiva para Portugal. Recorde-se que na semana passada foram aprovados vários compromissos no Parlamento Europeu que podem representar um reforço de cerca de 350 milhões de euros para o país. Um optimismo partilhado também pelos vizinhos espanhóis.

O ministro da agricultura de Espanha, Miguel Arias Cañete, acredita que “até agora as negociações evoluíram razoavelmente bem no Conselho e no Parlamento Europeu. Começámos a trabalhar, primeiro com a presidência e depois com a Comissão. E neste semestre teremos que estabelecer contactos bilaterais permanentemente de forma a encontrar um acordo equilibrado.”

Mas nestes dois dias de trabalho muito poucas decisões definitivas podem ser tomadas já que tudo está dependente da aprovação do orçamento da União para 2014-2020. Um orçamento que inicialmente até previa cortes profundos no sector da agricultura.

Aqui.