FacebookRSS feed

Agrotec

Recuperação de populações de centeio da serra da Estrela em debate

A 13 de julho, o auditório do Paço da Cultura, na Guarda, é palco de uma jornada técnica dedicada ao tema "Recuperação de populações de centeio da região da serra da Estrela".

O evento começa às 9h00 com a sessão de abertura e com duas sessões temáticas.

A sessão 1, intitulada "O meio, produtividade e qualidade do centeio na região da serra da Estrela" irá debater os seguintes temas: "Caracterização dos solos da Beira Alta", "Técnicas culturais conducentes ao aumento da produtividade do centeio", "A experiência de um jovem agricultor, produtor de centeio forrageiro", "O valor nutritivo do centeio para alimentação animal" e "Avaliação tecnológica da farinha de centeio através de métodos farinográficos e alveográficos".

A sessão 2 será sobre a temática da "Biodiversidade do centeio da região da serra da Estrela". Terá como temas "A cultura do centeio" na região nos séculos XX e XXI, 2A etnobotânica do centeio e biodiversidade associada à cultura", "Variedades de centeio locais como fonte de biodiversidade", "Registo e comercialização de populações regionais de centeio da serra da Estrela".

No final da manhã, pelas 12h15, irá decorrer uma mesa redonda dedicada ao tema "O potencial emergente do centeio em Portugal".

A entrada é gratuita.