FacebookRSS feed

Agrotec

Quatro em Um: nova descoberta sobre mosca da fruta

a286fe2be5Quatro das pragas mais destrutivas da fruta são na realidade apenas uma: a mosca da fruta oriental, de acordo com os resultados de um trabalho de investigação internacional divulgado ontem pela FAO e que envolveu 50 investigadores de 20 países. A descoberta deverá levar ao levantamento de certas restrições comerciais internacionais e também ajudar nos esforços para combater a capacidade de reprodução destes insetos.

As moscas da fruta das variantes oriental, filipina, invasiva e papaia asiática são da espécie biológica bactrocera dorsalis, que tem feito danos incalculáveis às indústrias horícolas e à segurança alimnetar ao na Ásia, África, Pacífico e em algumas partes da América do Sul.

A capacidade de identificar pragas com exatidão é crucial para a gestão destas. Eliminar as pragas de fruta exótica é uma preocupação para muitos países. O estudo realizado demonstra que as restrições comerciais ligadas à mosca da fruta pode agora cair por terra nos casos onde o inseto esteja presente tanto no país importador como exportador.

Os investigadores indicam que a mosca oriental da fruta devastou a produção de fruta em Árica, levando a perdas de mais de 80% das colheitas e conduziu ao alargamento das restrições comerciais de produtos para a Ásia, Europa e Japão, gerando um significativo impacto económico e social nas comunidades agrícolas, adiantaram os investigadores.

Uso de machos esterilizados

As descobertas deste estudo irão permitir simplificar as técnicas como o uso de machos esterilizados para prevenir o crescimento em população das pragas.

A técnica do inseto estéril é uma forma de controlar a natalidade que envolve a exposição em massa de moscas macho a doses baixas de radiação em áreas infestadas, onde acasalm com fêmeas selvagens. Os laboratórios de investigação demonstraram que as 4 moscas cruzam-se aleatóriamente, o que significa que basta apenas o uso de uma espécie de machos contra as 4 diferentes.

Ler aqui.