FacebookRSS feed

Agrotec

Publicado o Manual de Boas Práticas no combate à vespa velutina

O Manual de Boas Práticas no Combate à Vespa velutina foi elaborado sob a coordenação da Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina (CVV). Este manual foi concebido com o objetivo de reforçar a estratégia de combate à Vespa velutina e teve a revisão científica do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV I. P.).

Vespa velutina

A elaboração e publicação do Manual, concebido com o objetivo de reforçar a estratégia de combate à Vespa velutina, tem como destinatários as organizações de apicultores, nomeadamente os seus técnicos e os apicultores, procurando auxiliá-los na utilização de armadilhas para captura de vespas. São apresentadas diferentes técnicas de utilização de armadilhas, numa perspetiva de combate integrado, ambientalmente sustentável, ou seja, procurando minimizar ao máximo os impactos na biodiversidade decorrentes destas práticas. 

Conforme preconizado pelo Manual de Boas Práticas para a Destruição de Ninhos da Vespa velutina, a oportuna e correta destruição dos seus ninhos é um meio eficaz no seu controlo:

  • pela limitação dos efeitos de predação de abelhas e outros insetos polinizadores, e assim na biodiversidade;

  • pela rutura no ciclo reprodutivo, impedindo a criação de novas vespas fundadoras que, sobrevivendo, potencialmente criariam novos ninhos no ano seguinte;

  • pela diminuição de riscos para a segurança das pessoas.

Com a utilização de armadilhas na captura de fundadoras de V. velutina sobreviventes à hibernação, a colocar antes e durante a construção de ninhos primários (que ocorre desde início março até fim de junho), pretende-se limitar o número de novos ninhos definitivos que potencialmente poderiam ser criados pelas vespas sobreviventes.

A captura de vespas com armadilhas em fase de predação de apiários, de julho/agosto a novembro, pode limitar os seus efeitos, nomeadamente na segurança pública, na ação predadora nos apiários e na biodiversidade, limitando-se o crescimento e desenvolvimento dos ninhos

Aceda ao Manual.