Projeto 'Terras Altas de Portugal' apoia setor agroalimentar
Foi apresentado no passado dia 27 de julho, através de Webinar, o Projeto Terras Altas de Portugal, Novos Horizontes, um projeto de apoio à Internacionalização das empresas do setor agroalimentar, das regiões do Douro, Terras de Trás os Montes, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa e Viseu Dão Lafões.
Especificamente o projeto está direcionado para as fileiras do Vinho, Azeite, Fruta, Carnes e Enchidos, Queijo e Recursos Silvestres, como o mel, cogumelos, etc..
O projeto tem como mercados alvo a Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo e Espanha; este grupo de países, á exceção do Luxemburgo, fazem parte do top 10 dos países importadores de produtos portugueses do setor agroalimentar.
Constituem atividades do projeto, entre outras:
- O desenvolvimento de uma plataforma de apoio à internacionalização das PME;
- Desenvolvimento de ações de prospeção internacionais;
- Visitas de reconhecimento de prospetores internacionais;
- Participação em feiras internacionais e outras ações de promoção internacional;
- Elaboração de guias de mercado.
Com este projeto pretende-se melhorar a competitividade das empresas do setor agroalimentar e alavancar o seu crescimento internacional, promovendo oportunidades de negócios, assim como proporcionar experiências de internacionalização, através da participação em roadshows e missões inversas. Pretende-se ainda a criação de uma rede de suporte e de cooperação entre as empresas e com entidades parceiras, que se mantenha para além do términus do projeto.
A sessão de apresentação do projeto Terras Altas de Portugal, decorreu no dia 27 de julho e contou com a presença
da Dra. Rita Araújo, vogal do Conselho de Administração da AICEP e dos Presidentes das Associações Empresariais promotoras do projeto, nomeadamente a NERVIR - Associação Empresarial, AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa, AIRV - Associação Empresarial de Viseu, NERBA - Associação Empresarial do distrito de Bragança e NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda. A sessão de apresentação foi moderada pela jornalista Patrícia Matos.