FacebookRSS feed

Agrotec

Produção de batata na média do período 2015-2019

Segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE) de setembro, a colheita da batata de regadio já terminou nalgumas regiões (Península de Setúbal, Entre Douro e Minho), estando a avançar a bom ritmo nas restantes.

Batata

A maioria dos batatais alcançou a fase de maturação e colheita em boas condições de desenvolvimento, estimando-se um decréscimo de 5% na produção face à campanha anterior, mas ligeiramente superior à média dos últimos cinco anos.

No geral, a qualidade dos tubérculos é boa. Pontualmente, quer devido à incidência de focos de míldio não controlado, quer devido ao calor da segunda quinzena do mês (que, ao originar fendas no solo, facilitou a postura de ovos da traça nas batatas), observam-se colheitas com menor qualidade ou com menor capacidade de armazenamento.

Destaque ainda para a descida do preço da batata no produtor (em junho e julho manteve-se cerca de 40% abaixo dos preços praticados em 2019; em agosto continua com uma quebra próxima dos 20%), que tem causado bastante apreensão junto dos produtores, principalmente nos que não têm capacidade de armazenar a produção e aguardar por preços mais elevados.