FacebookRSS feed

Agrotec

Primeiro curso da plataforma de qualificação da AJAP dedicado ao Empreendedorismo no Espaço Rural

A plataforma de qualificação da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) vai dedicar o primeiro curso online ao Empreendedorismo no Espaço Rural, centrado nos Jovens Agricultores (JA) e nos Jovens Empresários Rurais (JER).

O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 é um projeto da AJAP que promove a capacitação e competitividade dos JA e dos JER através da partilha e disseminação de conhecimento técnico e inovador. O curso “Empreendedorismo no Espaço Rural” será o primeiro a ser disponibilizado e tem como objetivos enquadrar os desafios e oportunidades do espaço rural, sistematizar os setores e áreas de atividade mais atrativas, abordar o tema do investimento e estudo de viabilidade, assim como o financiamento. Além de uma abordagem teórica, este curso inclui questionários para validação do conhecimento.

Em Portugal, o setor agroalimentar tem um papel fundamental na diversificação da economia, em particular no espaço rural e em territórios de baixa densidade. O setor tem investido em tecnologia e inovação para dar resposta a desafios como as alterações climáticas ou os canais de distribuição, apostando, por exemplo, na agricultura de precisão ou nas cadeias curtas de distribuição.

O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 é uma iniciativa da AJAP e tem como missão ser a principal plataforma de capacitação e qualificação dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais. Foca-se nas regiões Norte, Centro e Alentejo, sendo vocacionado para apoiar o ciclo de vida dos negócios, desde a fase de investimento até à de comercialização.

O projeto conta com o apoio do Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.