FacebookRSS feed

Agrotec

Portugal Ventures lança calls temáticas relacionadas com agricultura, ambiente e mar

O objetivo passa por colmatar uma falha de mercado e encontrar soluções para problemas ambientais e sociais, impulsionando novas ideias nas áreas.

Texto: Sofia Monteiro Cardoso

Tratando-se de um desafio direccionado a empreendedores, a empresa pretende que sejam apresentados projetos inovadores, de base científica e tecnológica, nas áreas da economia do mar, economia circular e energia e, por último, da tecnologia aplicada à agricultura. É objetivo da Portugal Ventures a “criação de fundos de capital de risco específicos para estas áreas, o que irá potenciar o crescimento de oportunidades e de posição do nosso país na resolução de problemas ambientais e sociais”.

A Call Blue Economy é lançada em parceria com o Fundo Azul e relaciona-se com a economia do mar. A Call Green Economy e a Call AgroTech tiveram em conta as prioridades nacionais em matéria de ambiente e transição energética, agricultura, florestas e desenvolvimento rural. Os projetos vencedores irão beneficiar de apoio financeiro à evolução das ideias. As candidaturas estão abertas até 31 de outubro.

Rita Marques, CEO da Portugal Ventures, defende que “a colaboração com os organismos públicos destes setores em Portugal está alinhada com as prioridades governamentais na procura de sinergias entre as várias entidades do estado no sentido de complementarem as ofertas de financiamento que cada uma apresenta, e desta forma colmatar a falha de mercado existente no apoio e investimento para projetos nestas áreas temáticas.”

Criada em 2012, a Portugal Ventures nasce da fusão de três das mais representativas sociedades de capital de risco em Portugal – AICEP Capital, InovCapital e Turismo Capital. Atualmente, a Portugal Ventures integra o setor empresarial do Estado e é responsável pelo investimento público de capital de risco de tipo venture capital.