FacebookRSS feed

Agrotec

Os vegetais hidropónicos são menos saudáveis do que cultivados na terra?

hidroponia

RESPOSTA

O modo de produção é um conjunto vasto de técnicas agronómicas e de condicionalismos ambientais que permitem produzir uma cultura. Em cada modo de produção podem ser obtidos produtos ótimos ou péssimos, dependendo da proficiência do produtor.

Os sistemas de cultura sem solo (vulgo, hidroponia) não colocam, por si só, nenhum risco acrescido de acumulação de nitratos em relação a outros modos de produção. As culturas absorvem a quase totalidade do azoto de que necessitam – um nutriente essencial, presente nas proteínas e na clorofila – na forma de nitrato.

A posterior acumulação de nitrata nas folhas está relacionada não só com a quantidade de azoto fornecido às plantas mas também com a energia de que a planta dispõe para acumular o poder redutor necessário à conversão dos nitratos e incorporação do azoto em aminoácidos.

Este poder redutor depende da disponibilidade de luz. Assim, sempre que há condições de excesso de adubação azotada, que leve ao consumo de luxo, em condições de baixa irradiância, a hortaliças de folhas acumulam nitratos. O risco não é maior nos sistemas de cultura sem solo do que noutros sistemas de cultura, mas a forma de conduzir a fertilização na hidroponia é distinta. Sempre que a irradiância é baixa é necessário elevar a condutividade elétrica da solução nutritiva, ao contrário do que por vezes se pensa, o aumento da concentração de nutrientes, neste sistema de cultura, provoca uma redução da sua absorção devido ao abaixamento da potência hídrica.

Respondido por: Domingos Almeida, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa 

Nota: Pergunta colocada pela nossa leitora Fátima Leitão, Viseu, na secção AGROTEC Responde, da edição impressa n.º 19.