FacebookRSS feed

Agrotec

OMV reforça que não há evidência científica de que animais podem transmitir o coronavírus aos humanos

No âmbito das notícias que têm sido veiculadas em alguns órgãos de comunicação social, a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) esclarece que não existe qualquer evidência científica de que os animais possam ser uma fonte de transmissão para humanos.

Desta forma, durante o período de confinamento, os detentores de animais podem e devem desfrutar da companhia dos seus animais. 

O Ministério da Agricultura também transmitiu a mesma informação num comunicado emitido recentemente. Relativamente à possibilidade de transmissão por animais de companhia, situação que também tem sido amplamente questionada, importa esclarecer que, até ao momento, "não há evidências de que os animais de companhia possam transmitir a doença". Não obstante, circulando o relato de isolamento do vírus de Covid-19 num cão em Hong Kong, o Ministério informa que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, "os resultados dos testes preliminares realizados no animal de companhia não são conclusivos" e que a DGAV está a  acompanhar, "com a maior atenção", a evolução dos resultados deste caso, e emitirá uma nota caso venha a ser necessário.