FacebookRSS feed

Agrotec

NEC e Kagome fornecem serviços de IA para melhorar produção de tomate

A NEC Corporation acaba de anunciar a conclusão de um acordo de parceria estratégica com a Kagome Co., Ltd., que tem como objetivo lançar serviços de apoio à gestão agrícola para as principais empresas de transformação de tomate, através da utilização da tecnologia de inteligência artificial (IA).

NEC Cropscope

O novo serviço tira partido da plataforma TIC da NEC com capacidade de IA para a agricultura – CropScope - para visualizar o crescimento do tomate e as condições do solo com base em dados de sensores e imagens de satélite, e para fornecer serviços de recomendação de gestão agrícola. Esta capacidade de IA permite ao serviço fornecer informações sobre o melhor momento e as quantidades ótimas de rega e fertilização para o cultivo de colheitas saudáveis. Como resultado, as explorações agrícolas são capazes de alcançar rendimentos estáveis e custos de cultivo mais baixos, ao mesmo tempo que praticam uma agricultura ambientalmente sustentável e sem depender exclusivamente da competência técnica de cada agricultor.

Ao utilizar este serviço, as principais empresas transformadoras de tomate podem obter um entendimento global das condições de cultivo mais eficazes para a produção de tomate nas suas próprias explorações, bem como nas dos seus produtores contratados. Além disso, podem gerir de forma otimizada os momentos de colheita em todos os campos com base em dados objetivos, o que ajuda a reduzir a perda de rendimento e a melhorar a produtividade.

Prevê-se que o mercado da produção de tomate continue a expandir-se de acordo com o crescimento demográfico e económico, em especial nos países emergentes. No entanto, é necessário que a cultura sustentável do tomate supere uma série de desafios, tais como a diminuição do número de produtores e as questões ambientais.

NEC Cropscope

A NEC e a Kagome começaram a colaborar na área da agricultura em 2015 e, em 2019, já tinham realizado demonstrações em diversas regiões, incluindo Portugal, Austrália e Estados Unidos. No ano de 2019, uma experiência com recurso à utilização de IA na gestão agrícola demonstrou que a quantidade de fertilizante utilizada no campo experimental foi cerca de 20% inferior à quantidade média usada em geral, produzindo 127 toneladas de tomate por hectare, o que é aproximadamente 1,3 vezes superior à média dos produtores portugueses, e quase o mesmo que o alcançado pelos produtores mais qualificados.

Com o objetivo de comercializar este serviço, a Kagome criou, este ano, uma Divisão de Agricultura Inteligente, numa primeira fase dirigida a clientes na Europa e, posteriormente, com o objetivo de expandir o negócio para mercados de todo o mundo. Enquanto mercado promissor em termos de futuro, estão previstos, para 2020, serviços experimentais de produção de tomate no Japão.