FacebookRSS feed

Agrotec

Nanta comemora 25 anos da sua primeira certificação de qualidade pela AENOR

Em 1995, a Nanta foi o primeiro fabricante ibérico, de rações compostas para alimentação animal, a obter a certificação de qualidade ISO 9001 da AENOR. Com base na norma internacional ISO 9001, um dos sistemas de qualidade mais reconhecidos internacionalmente, este certificado declara que a Nanta implementou um sistema de gestão que aposta na eficiência, qualidade e melhoria contínua como forma de alcançar a excelência no serviço ao cliente.

Nanta

«Além de ser uma certificação de padrão de qualidade, o Certificado ISO 9001 da AENOR significou uma melhoria muito importante na gestão, tanto a nível produtivo como empresarial. Isso levou-nos a criar procedimentos padrão e que o trabalho de todos fosse efetuado com o mesmo tipo de informação e na mesma direção», realça Pedro Cordero, diretor-geral da Nanta.

A Nanta é hoje a empresa líder em nutrição animal da Península Ibérica devido ao seu potencial de produção, comercialização, serviço e da sua capacidade de colocar no mercado inovações importantes para o setor, transformando-as em produtos e métodos práticos e úteis para os clientes. Não é de estranhar, já que desde a sua fundação em 1968, a Nanta sempre deu - como explica António Santana, diretor da Nanta em Portugal - a maior prioridade à qualidade, inovação e segurança alimentar.

«A Nanta, nas suas origens, já era uma empresa muito focada na inovação. A busca por confiança com produtos seguros para a alimentação animal não parou. Este nível de controle de qualidade, com o uso das tecnologias mais recentes, tem dado à Nanta o reconhecimento do mercado desde o seu início», destaca António Santana. 

Durante mais de 25 anos, a Nanta continuou a trabalhar no seu compromisso de cuidar de todos os processos para um sistema de excelente qualidade. «Implementámos a primeira rede NIR em Espanha, na Europa e quase o diria a nível mundial. Quinze anos depois, é uma prática comum no nosso setor. As certificações ISO e a forma de trabalhar a qualidade também foi algo inovador na época e, felizmente, hoje é mais comum», afirma Jesús Lizaso, diretor de formulação, qualidade e nutrição da empresa.

A Nanta é do mesmo modo pioneira na obtenção, em 2008, do Certificado de Gestão de Segurança Alimentar AENOR ISO-22000, que demonstra perante toda a cadeia alimentar que, entre outras atividades, a empresa planeja, implementa, opera, mantém e atualiza um sistema de gestão de segurança alimentar que visa fornecer produtos seguros para os animais e, portanto, para o consumidor final. Em 2009, a empresa alcança também o Certificado de Gestão Ambiental ISO 14001, com o qual a Nanta demonstra o seu compromisso com o planeta, controlando e adaptando, à legislação em vigor, os impactos da sua atividade no ambiente.

O futuro da Nanta é marcado pela sustentabilidade, colocando à disposição dos agricultores - no âmbito do seu projeto “Nutrição Sustentável” - toda a experiência, conhecimento e inovação da empresa, de forma a fornecê-los de ferramentas e recursos para produzir no âmbito de uma Sustentabilidade integral: económica, social e ambiental.

O Compromisso da Nanta é assumir os objetivos dos seus clientes na primeira pessoa, enfrentando com responsabilidade o desafio de ajudar os agricultores a alimentar o mundo. Para tal, ajuda a aumentar a produção com eficácia e eficiência que se traduzem em rentabilidade para as explorações dos seus clientes e otimiza recursos a partir da sustentabilidade, sempre contando com pesquisa e inovação para garantir a máxima saúde animal, qualidade e segurança alimentar.