FacebookRSS feed

Agrotec

Lusosem e Corteva lançam 2 novos herbicidas para a cultura do arroz

Os orizicultores portugueses dispõem a partir desta campanha de dois novos herbicidas para a cultura do arroz - Agixa® e Novixid®- à base da nova substância ativa Rinskor TM Active.

As novas soluções, desenvolvidas pela Corteva® Agriscience, apresentadas ao mercado português pela Lusosem, proporcionam maior eficácia, maior espectro de ação e elevada flexibilidade no controlo de infestantes em arroz.

 Com o objetivo de ajudar os agricultores a melhorar a gestão das infestantes na cultura do arroz, a Lusosem apresentou há cerca de 3 anos a nova substância ativa Rinskor™ Active (florpirauxifen-benzilo) da Corteva® Agriscience. O seu modo de ação diferenciador ajudou os produtores de arroz a melhorar a rentabilidade da cultura, graças à eficácia, espectro de acção e à possibilidade de estabelecer novas estratégias de controlo de infestantes, dada a sua flexibilidade de utilização.

A molécula RinskorActive foi premiada em 2018 com o Green Chemistry Challenge Award, o mais prestigiado nos EUA para inovações de química sustentável, e nos “Prémios Agrow”, como a melhor solução na categoria de proteção das culturas, pela sua eficácia, perfil ambiental e segurança para o utilizador.

Como resultado desta inovação, nasceu o Loyant®, um herbicida que demonstrou durante as duas últimas campanhas excelente eficácia contra as infestantes mais problemáticas dos arrozais europeus. Em Portugal, o Loyant® comprovou que é uma peça-chave em programas de controlo de infestantes na cultura do arroz, obtendo grande aceitação por parte do sector.

Como refere Filipa Setas, diretora de Desenvolvimento e Marketing da Lusosem «o Loyant® veio robustecer o nosso forte catálogo de soluções para a cultura do arroz, complementando-o com uma ferramenta essencial para espécies de infestantes de difícil controlo e também para uma melhor gestão de resistências, num quadro em que escasseiam soluções»,

Gonçalo Canha, gestor de produto Arroz da Lusosem, reforça afirmando que «o Loyant foi determinante para o controlo de Alisma spp., Ciperus difformis, Echinochloa spp e Heterantera spp., sendo que é hoje a ferramenta central dos programas de controlo de infestantes».

Agora, com o objetivo de oferecer mais e melhores soluções para os múltiplos problemas das infestantes do arroz, a Corteva® expande a família Rinskor™ Active com dois novos produtos potenciados por esta substância activa: Agixa®  e Novixid®.

Graças a estes novos produtos, que a Lusosem irá disponibilizar ao mercado nacional já esta campanha, os agricultores poderão contar com soluções mais eficazes, com um maior espectro de acção, e que permitem uma melhor gestão de resistências das infestantes mais problemáticas como Echinochloa spp., Alisma plantago-aquatica e Cyperus difformis, entre outras.

Note-se que, tendo em conta os problemas actuais nos nossos arrozais para controlar a Echinochloa spp., a utilização de programas de tratamento é essencial para alcançar níveis satisfatórios de controlo desta infestante.

Com estes dois novos lançamentos, a Corteva® Agriscience e a Lusosem continuam a priorizar o desenvolvimento de soluções inovadoras para o arroz, ajudando os produtores na protecção e sustentabilidade da cultura e na melhoria da sua rentabilidade.