FacebookRSS feed

Agrotec

Kiwi de polpa verde e amarela

Existe uma elevada diversidade genética no género Actinidia, com várias espécies identificadas, cada uma com as suas especificidades e com grandes variações a nível de tamanho, forma, cor da polpa, caraterísticas organoléticas ou valor nutricional.

Kiwi

Por: Ricardo Rodrigues, Hortense Fernandes, Ana Paula Silva e Carlos Ribeiro

Na produção mundial de kiwi, predomina Actinidia deliciosa cv. ‘Hayward’, de polpa verde, mas também cultivares de polpa amarela de Actinidia chinensis, e outros com colorações muito diversas da polpa). Estes frutos são conhecidos pelo seu elevado teor em vitamina C, bem como propriedades antioxidantes e estimulantes do sistema imunitário.

A cultivar ‘Hayward’, além da sua polpa verde, apresenta sabor e aroma agradáveis, pubescência externa, ao contrário de outras cultivares de polpa amarela como ‘Hort16A’ ou ‘Jintao’. Estas cultivares de polpa amarela possuem reduzida ou nula pubescência externa, e ao longo do processo de amadurecimento a sua polpa progride da cor verde para a cor amarela, e tem um sabor tendencialmente mais doce que as cultivares de polpa verde.

Caraterísticas qualitativas de duas cultivares de kiwi (‘Hayward’ e ‘Jintao’) foram estudadas, à colheita e após refrigeração em atmosfera normal e atmosfera controlada. Dos resultados obtidos, destacam-se as diferenças de dureza e de parâmetros cromáticos da polpa, índice refratométrico, pH, açúcares livres (frutose, glucose, sacarose e galactose) atividade antioxidante, vitamina C e carotenóides (α-caroteno, β-caroteno, β-criptoxantina, licopeno, zeaxantina e luteína).

Diferenças entre cultivares

A cv. ‘Hayward’ apresentou um valor médio de massa superior à ‘Jintao’ bem como valores superiores de firmeza, tanto do fruto inteiro como da polpa. Por um lado, ‘Hayward’ apresenta uma maior resistência à manipulação e armazenamento, com uma polpa mais firme, e por outro, ‘Jintao’ revela valores inferiores de firmeza, sendo mais sensível à manipulação.

Diferenças significativas também foram encontradas para o índice refratométrico entre as duas cultivares, com uma clara superioridade para ‘Jintao’ (15,04° Brix), e 11,03° Brix para ‘Hayward’. A nível de pH, ‘Jintao’ apresentou valor superior a ‘Hayward’. Ao longo do período de armazenamento (5meses), ‘Jintao’ revelou maior concentração em todos os açúcares livres analisados, com diferenças significativas relativamente a ‘Hayward’.

Para ambas as cultivares, dos açúcares-livres analisados, a maior concentração foi em frutose, seguindo-se glucose, sacarose e galactose. Quanto aos ácidos orgânicos, em comparação com ‘Hayward’ e com diferenças significativas, ‘Jintao’ revelou maior concentração de ácido quínico e ascórbico, menor concentração de ácido cítrico e sem diferenças significativas na concentração de ácido málico.

A cultivar ‘Jintao’ demonstrou elevada atividade antioxidante e maior concentração em ácido L-ascórbico, com diferenças significativas para ‘Hayward’. A concentração de carotenóides também foi superior em ‘Jintao’, com diferenças significativas para todos os que foram analisados, à exceção da luteína (que foi superior em ‘Hayward’).

Além destas cultivares serem de espécies diferentes do género Actinidia, a cultivar ‘Jintao’ revelou ser nutricionalmente mais interessante em comparação com ‘Hayward’, nomeadamente a nível de atividade antioxidante e concentração de carotenóides.

De uma forma geral, os kiwis da cultivar ‘Hayward’ apresentaram maiores dimensões e maior massa média por fruto, bem como maior dureza e acidez da polpa.

Em contrapartida, kiwis de polpa amarela apresentaram valores mais elevados de índice refratométrico e maiores concentrações de açúcares livres, atividade antioxidante, ácido L-ascórbico e carotenóides (à exceção de luteína).

Continua

Nota: Artigo publicado originalmente na Agrotec 33

Solicite a nossa edição impressa

Contacte-nos a seguir dos seguintes endereços:

Telefone: 220 962 844

E-mail: info@booki.pt